Como é eleito o reitor?

A história e o funcionamento do sistema eleitoral em 5 passos

Tem início em Outubro a 25ª Eleição para reitor da USP. O processo eleitoral, vigente há 75 anos, sofreu diversas alterações até chegar ao modelo atual.

Infográfico: Como funciona a eleição? (arte: Priscila Jordão)

História

A primeira eleição aconteceu no ano de 1934 e deu posse ao Prof. Dr. Reynaldo Porchat. A escolha foi feita pelo Governo do Estado a partir de uma lista tríplice de professores catedráticos, cujo poder político se compara ao dos atuais professores titulares. O mandato era de dois anos e somente o Conselho Universitário (Co) participava da formulação da lista.

No período de 1938 a 1973,   a duração do mandato foi ampliada para três anos, e de 1973 a 1997, para quatro. Nove   reitores elegeram-se por esse modelo.

Em 1998, a reformulação do Estatuto da USP definiu o processo em dois turnos, com participação de outros órgãos colegiados. A duração do mandato foi mantida em quatro anos e a escolha final continou sendo do governador. Por esse modelo foram eleitos os quatro últimos reitores.

Organização

Uma Comissão Eleitoral de seis membros nomeados pelo último reitor é encarregada de organizar o pleito de acordo com o Estatuto da USP. A eleição de 2009 será coordenada pelo Prof. Dr. Ignácio Maria Poveda Velasco.

A Comissão fica instalada na Secretaria Geral da Universidade, campus Butantã, para onde as unidades encaminharam, até 13 de Outubro, a relação de seus eleitores com indicação dos respectivos mandatos. A relação oficial de eleitores e os respectivos locais de votação será emitida no dia 15 de Outubro. Já a apuração do primeiro turno terá início às 20h no dia 20 do mesmo mês.

O segundo turno está marcado para 10 de Novembro. Veja mais em www.usp.br/eleicao2009