Ensino de Dança na USP é atrasado, diz professora

Os cursos de dança estão se proliferando no país e há grande demanda por mais pesquisas na área. No entanto, a USP ainda engatinha na produção de conhecimento e ensino de Dança. Segundo Helena Bastos, docente do CAC (Departamento de Artes Cênicas da Escola de Comunicações e Artes), a idéia de uma Escola de Dança na USP, aliada a outras frentes de ação, pode colocar a Universidade em uma posição de vanguarda na pesquisa e ensino de dança.

De acordo com a professora, o projeto da criação da Escola existe, mas ainda é preciso dar diretrizes claras ao curso: que tipo de profissional seria formado, sob qual idéia de corpo e para qual mundo? A meta, para Bastos, é ensinar segundo uma concepção contemporânea de corpo, o que seria um diferencial em relação a outros cursos.

Atualmente, no estudo da área, a USP conta com o Laboratório de Dramaturgia do Corpo, do CAC, que agrega alunos de graduação e pós, e as disciplinas Dança Contemporânea I, II e III e IV.

O Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, diz a professora, acolhe alguma parcela da demanda por pesquisa, mas “o campo da Dança tem suas especificidades, diferentes das Artes Cênicas e importantes de serem contempladas”.

Na Unicamp, segundo Jorge Schroeder, professor e pesquisador do Instituto de Artes da Universidade, o interesse por pesquisa e pós-graduação em dança também cresce, assim como o número e mestres e doutores formados na área. Para ele, embora a instituição  tenha um curso exclusivo para Dança, falta diálogo entre o Departamento de Artes Corporais e outros cursos, o que poderia trazer imensos ganhos práticos e teóricos para esse campo.

No caso do Instituto de Artes e no Programa de Pós-Graduação em Artes da Unesp, que, como a USP, não possui graduação, o diálogo multidisciplinar é amplo e recorrente, diz Kathya Godoy, docente no Programa de Mestrado em Artes da universidade.

Nesse sentido, a criação de um curso na ECA deve contemplar a integração com outras áreas como Música, Artes Plásticas e até mesmo Antropologia, diz Helena Bastos. “É preciso ter a coragem e inovar na criação de novos procedimentos de ensino e pesquisa, assim como conexões diferentes entre áreas de conhecimento”, conclui.

Dança e ensino superior público

USP

Não existe graduação em Dança. Há disciplinas atreladas ao curso de Artes Cênicas. Pós-graduação em Artes engloba a área.

Unicamp

Oferece curso superior em Artes Corporais, além de programa de pós-graduação em Artes Cênicas nas modalidades Dança, Teatro e
Performance.

Unesp

Não possui graduação específica, mas oferece projetos de Extensão na área. A pós-graduação em Artes inclui Dança.