Livraria da Editora da USP sai do papel

Novo espaço terá até dez mil títulos e deverá funcionar como centro de cultura e vivência

Será inaugurada, no próximo dia 8, a Livraria João Alexandre Barbosa, da Editora da Universidade de São Paulo (Edusp). Localizada no prédio da Antiga Reitoria, na Cidade Universitária, a nova loja concretiza a ideia, nascida há mais de dez anos, de construir uma grande livraria na USP. A novidade é que o espaço vai funcionar como área de vivência, com café e auditório, além de sediar exposições e eventos culturais.

Mais um plano para a livraria é o de produzir, em estúdio local, um programa de rádio, entrevistando convidados. Plínio Martins, diretor-presidente da Edusp, acredita que a USP precisa de espaços públicos de vivência e que a nova livraria pode ajudar a suprir tal necessidade. “A gente espera que ela se torne um ponto de encontro”, diz.

Para abrigar a nova loja, a reforma do edifício da Antiga Reitoria foi projetada pelo escritório Paulo Bruna, que planejou o espaço considerando móveis e instalações. A arquiteta Liliane Callegari conta que houve preocupação em conferir ao ambiente detalhes que “identifiquem ser a livraria um espaço acolhedor e agradável”, já que “não se trata apenas de um espaço para vender livros”.

Percalços

O primeiro projeto de uma grande livraria na USP, nos moldes de centro cultural e de vivência, nasceu há mais de uma década e não deu certo. Depois, entre quatro e cinco anos atrás, um novo projeto pretendia utilizar o espaço próximo ao Paço das Artes, que pertencia à USP e à Secretaria da Cultura. O processo burocrático, entretanto, levou anos e o espaço foi doado ao Instituto Butantan.

O projeto que deu certo, da Livraria João Alexandre Barbosa, foi apresentado à reitora Suely Vilela, que destinou a verba. A obra foi conduzida pela própria Edusp e ficou pronta em cinco meses.