Reforma reduzirá espera no bandejão

Espaço para usuários tomará lugar de cozinha e estacionamento. Restaurante fechará por um mês
Maior reclamação dos usuários é a falta de espaço no restaurante, a ser amenizada com reforma (foto: Yuri Gonzaga)

Ainda nesse semestre, o bandejão do Instituto de Física ficará fechado, no almoço e no jantar, pelo período de um mês. O restaurante será ampliado e terá sua capacidade aumentada para o próximo ano. Os espaços que hoje são ocupados pela cozinha e pelo estacionamento do restaurante serão transformados em lugares para comportar mais usuários.

Sem funcionamento durante o jantar desde o dia 1° de outubro por conta das reformas, o bandejão vai fechar por ao menos um mês no almoço também. “Ainda não sei ao certo quando, mas devemos ter cerca de um mês de blackout.”, diz Alejandro Szanto de Toledo, diretor do Instituto de Física.

O bandejão da Física têm recebido quase 1500 pessoas por dia, número superior à sua capacidade. Durante o período das reformas, a demanda nos bandejões central, da química e prefeitura deve aumentar. Szanto minimiza os efeitos. “É um sacrifício que temos que fazer para ajudar.”

Para os vegetarianos, que só encontravam a opção da proteína de soja na Física, o bandejão central já oferece refeição vegetariana no jantar e passará a oferecer também no almoço quando o restaurante da Física fechar por completo.

Sem cozinha

Após as obras, o restaurante da Física não terá mais cozinha. A comida já virá preparada de outro restaurante e a atual cozinha será transformada em espaço para mais mesas. No bandejão da prefeitura do Campus os sistema já é assim. A comida vem do restaurante central.

O espaço físico do prédio na Física também será ampliado. Serão construídos mais lugares onde há o estacionamento.

Hoje, é comum ver grandes filas e usuários tendo de sair do restaurante com suas bandejas por falta de espaço. Alguns chegam até a almoçar sentados no chão do estacionamento.

Szanto diz que o principal objetivo da reforma é a diminuição das filas e da espera. “É uma indignidade o usuário ficar uma hora, uma hora e meia na fila para comer”, diz.

A reforma busca reduzir filas para o bandejão aumentando o espaço para usuários (foto: Yuri Gonzaga)

No entanto, Szanto diz que a reforma não é a ideal. “A reforma ainda é tímida. A idéia inicial era triplicar a capacidade. Eu gostaria de uma ampliação maior, mas não será possível”.

O diretor também revelou que tinha um projeto para, além da reforma do bandejão, abrigar no Instituto um restaurante privado. Segundo ele, seria importante dar opção para os que podem pagar e optem por um conforto maior.