3º Turno: governador tende a seguir colegiado

De acordo com o professor Walter Colli, candidato à reitoria em 1989 e 1993, os governadores costumam seguir a indicação da USP e escolhem para reitor o primeiro colocado na lista tríplice que recebem.

1989 | Roberto Leal Filho foi eleito no primeiro escrutínio da votação, encabeçando a lista tríplice enviada a Orestes Quércia, que aprovou seu nome para ocupar a Reitoria.

1993 | Flávio Fava de Moraes liderou as votações, sendo escolhido por Luiz Antônio Fleury.

1997 | Mário Covas optou por Jacques Marcovitch, eleito no primeiro escrutínio.

2001 | Geraldo Alckmin, governador de 2001 a 2006, pôde escolher dois reitores e não fugiu à regra. Optou por Adolpho José Melfi, em 2001…

2005 | … e Suely Vilela, em 2005, que também lideraram as votações.

+ | Na Unesp, os três reitores reitores escolhidos desde 1996 encabeçaram a lista tríplice. Os dois últimos eleitos pela Unicamp também tiveram suas vitórias reiteradas pelo governador.