Bloco de notas: livro do CAOC, filmes da ECA, feira de livros, fórum de Editoração

Centro Acadêmico lança livro histórico

O Centro Acadêmico da Faculdade de Medicina da USP lançou seu primeiro livro histórico oficial. A obra intitula-se “Centro Acadêmico Oswaldo Cruz: a história dos estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo”. O livro visa à interação dos alunos com documentos históricos recuperados. Exemplares da primeira tiragem serão distribuídos para as bibliotecas da USP. (NLC)

História e Geografia têm aulas canceladas

Dia 20, informes pregados nas portas das salas dos departamentos de História e Geografia da FFLCH comunicavam problema de abastecimento de água com a Sabesp. Banheiros estavam trancados e os bebedouros sem água. Os departamentos “suspenderam as aulas dos períodos vespertino e noturno e demais atividades de administração, tendo em vista as condições precárias de higiene e limpeza”. As aulas foram retomadas normalmente no dia seguinte. (AJ)

Filmes da ECA participam de festivais internacionais

Os filmes de curta-metragem de Pedro Arantes (“A Guerra de Arturo”) e de Vinícius Casimiro (“Romance 38”) vão competir, respectivamente, na “35 Edición del Festival de Cine Iberoamericano de Huelva” (na Espanha) e no “2009 Taipei County Film Festival-Golden Lion International Student Film Competition Program” (em Taiwan). Os diretores são alunos do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão (CTR) da USP. (LB)

Feira de livros no grêmio da Física

O Grêmio dos Funcionários da Física, localizado no Morro da Coruja, na rua do Matão, cede seu espaço para a realização da 1ª Feira de Livros de Ciências Exatas e Biológicas da USP. O evento irá do dia 27 ao dia 29 de outubro, das 9h30 às 18h30, e contará com a participação de editoras renomadas, com descontos de 50% em livros nacionais e 30% em importados. (LB)

Fórum de Editoração discute a profissão

No próximo dia 31 de outubro, acontece no auditório do MASP o V Fórum de Editoração, organizado pelos alunos do curso de Editoração da ECA. Sob o título “Cotidia-no e Teoria”, abordará aspectos do mercado editorial brasileiro e o dia-a-dia da profissão. O evento acontece todos os anos, a entrada é gratuita e haverá distribuição de senhas meia-hora antes de cada mesa. Mais informações em www.eca.usp.br/forum (NLC)

XII Semana do Livro e da Biblioteca na USP

De 27 a 30 de outubro acontece a XII Semana do Livro e da Biblioteca na USP, que contará com lançamento de livros, exposições, palestras e cursos. Além disso, diversas unidades da capital e do interior contarão com uma vasta programação sobre o livro e as bibliotecas. Entre os eventos, acontecerá, por exemplo, uma exposição da produção científica de 2009 do HU. Mais informações no site so SIBi (LB)