Campus recebe torneio de ginástica olímpica

No próximo fim de semana, a Cidade Universitária receberá dois campeonatos de ginástica olímpica. No sábado, dia 28, ocorre o Torneio Infanto-Juvenil e no dia seguinte, a partir das 10h30, o Brasileiro Interuniversidades reunirá os melhores atletas universitários do esporte.

A primeira edição do torneio aconteceu em 1988. Mas a ginástica é praticada no campus desde 1977, segundo Leandro Romualdo, professor do esporte no Cepe. Quatro anos após a primeira geração de atletas, a modalidade entrou na Copa USP. Das 28 edições, a Universidade ganhou a maioria.

Um dos atletas que se prepara para a competição é Djalma, aluno do 5º ano de Física. Ele disputou o campeonato pela primeira vez no ano passado, quando começou a treinar na USP. “Eu era atleta de saltos ornamentais e procurei um lugar para treinar giros, mortais. No fim, me apaixonei pela ginástica e abandonei os saltos ornamentais”, afirma o estudante.

Os aparelhos preferidos dele são os de apoio, barra fixa e cavalo com arções (conhecido também como cavalo com alças). Há três níveis de dificuldade para cada aparelho. Para o professor Leandro, o importante não é somente conquistar medalhas, mas também evoluir de nível de um ano para outro.

“O torneio é uma boa maneira de divulgar o esporte, acho que deveria ter mais torneios para divulgar mais ainda o esporte”, opina Djalma. De acordo com ele, cada vez mais pessoas têm se inscrito e continuam treinando. “Quando eu falo que faço ginástica, o pessoal vem assistir, ficam empolgados e começam a treinar”.

Para os iniciantes, há um nível especial de treino para a adaptação, trabalhando os movimentos básicos. Mas é preciso ter paciência e reconhecer seus próprios limites. “Não é de uma hora para outra que você vai desenvolver. É necessário aprender os fundamentos para não se machucar e fazer de forma correta. Se você tiver disciplina esportiva, desenvolverá mais rápido”.

Os treinos abertos à comunidade USP acontecem no módulo 6 do Cepe, de segunda a quinta, das 19h às 20h30.