Cruspianos enfrentam problemas com internet

Moradoras Stephanie Brum e Renata Cardamoni tentam se conectar ao USPnet Sem Fio (foto: Carol Nehring)

O Conjunto Residencial da USP (Crusp) tem acesso a internet através do projeto USPnet Sem Fio, do Centro de Computação Eletrônica (CCE). Muitos dos moradores que dependem do serviço, porém, reclamam de sua qualidade. Segundo Sérgio Maracajá Júnior, aluno de Física, os problemas com a internet são diários “Ela só funciona em uma velocidade satisfatória de madrugada. Quando a gente mais precisa, é muito difícil usar”.

Thiago Viana de Menezes, aluno de Letras e técnico de informática diz que ele mesmo monta “redes sem fio que funcionam perfeitamente com equipamentos muito mais baratos do que os usados pelo CCE”. Ele fala ainda que vários estudantes acabam recorrendo à internet móvel paga, mas “além de não funcionar bem, nem todos tem dinheiro para isso.” As reclamações são tantas e tão frequentes que o assunto estava na pauta de reivindicações da Amorcrusp (Associação de Moradores do Crusp), entregue à Coseas.

Marcelo Pascon, diretor da área de projetos do CCE, admite problemas técnicos com a rede, mas diz eles estão sendo resolvidos e que muitas vezes o que também acontece são erros de configuração do computador do usuário. “É comum encontrarmos vírus ou defeitos nos computadores”. Segundo Pascon, um equipamento melhor do que o usado atualmente está sendo comprado e instalado para tentar solucionar as questões de que se queixam os moradores.