Em curso eleições para entidades estudantis

Em paralelo à eleição para reitor da USP, estão em curso eleições para os Centros Acadêmicos, o DCE (Diretório Central de Estudantes) e a APG (Associação de Pós-Graduação). As entidades permitem total participação dos estudantes nas chapas concorrentes e na votação.

Apesar disso, o número de alunos que participam é baixo. Nas últimas eleições do DCE, por exemplo, votaram cerca de 7,5% dos estudantes regularmente matriculados. Devido à pequena parcela de votantes, muitos questionam a representatividade das entidades.

O professor do departamento de sociologia da FFLCH, Ricardo Musse, acredita que o baixo envolvimento não é um problema. “Esse é um raciocínio equivocado, já que a participação não se mede por critérios eleitorais e sim pela mobilização em momentos de dificuldade. Além disso, essas entidades promovem assembléias abertas para tomar suas decisões, permitindo a participação de todos”, diz.