Exposição fotográfica reúne registros de memória da USP

Retrato de estudantes em 1879 (foto: Militão Augusto de Azevedo/Acervo Museu Paulista)
Retrato de estudantes em 1879 (foto: Militão Augusto de Azevedo/Acervo Museu Paulista)

A Universidade de São Paulo e a fotografia. Es­ses dois universos se unem na exposição “Registros Fotográficos, Patrimônio e Memória da USP”, instalada desde 25 de outubro deste ano na Casa de Dona Yayá, sede do Centro de Preservação Cultural (CPC) da USP. A mostra reúne textos e imagens em painéis e pretende instigar o público a refletir sobre o papel da fotogra­fia como patrimônio cultural da universidade.

O material exposto no CPC foi reunido, originalmente, para a produção do oitavo vo­lume dos Cadernos CPC, que tentam inventariar e divulgar os bens culturais da univer­sidade por meio de enfoques variados. As fotos vieram de acervos de várias unidades da USP e os textos – colocados em forma de epígrafes nos painéis da mostra – são de autoria de especialistas convidados.

As imagens retratam temas variados, que vão desde regis­tros da sociedade brasileira em diversas épocas até seres mi­croscópicos que foram objeto de pesquisa. Elementos humanos, como um grupo de estudantes do século XIX, contrastam com fotos de modernas instalações da universidade. Já os fragmen­tos dos textos dão unidade aos painéis e abordam a História, o desenvolvimento e os usos da fotografia dentro e fora da USP.

Para a curadora da exposição, Angela Célia Garcia, as fotos re­velam fragmentos de memória, capazes de preencher lacunas deixadas por registros históri­cos. Ela e a diretora do CPC, Maria Lucia Bressan Pinheiro, explicam que o projeto pre­tende ir além das fotografias que alimentem a imagem de grandiosidade da USP.

A ideia, de acordo com elas, é dar espaço também aos registros do dia-a-dia e das pessoas co­muns da universidade. “As pes­soas, às vezes, não se dão conta que a nossa documentação, as nossas atividades cotidianas são, do ponto de vista da memória, tão importantes quanto as ‘jóias da coroa’”, explica a diretora.

Cadernos CPC
Vaqueiro em Minas Gerais, 1952 (foto: Fundo João Guimarães Rosa/Acervo IEB)
Vaqueiro em Minas Gerais, 1952 (foto: Fundo João Guimarães Rosa/Acervo IEB)

O livro que deu origem à ex­posição deve ser publicado pela Edusp até o final deste ano. O projeto surgiu na gestão anterior do CPC, cuja diretora era Ana Lucia Duarte Lanna. Na obra, há textos de nove autores con­vidados, como Vânia Carneiro de Carvalho (diretora técnica do Museu Paulista) e Johanna Wilhelmina Smit (diretora téc­nica do Arquivo Geral da USP). Segundo Maria Lucia, os autores debatem o universo da fotografia e dialogam com experiências desenvolvidas na universidade.

O volume conta, também, com um mapeamento das uni­dades da USP que praticam re­gistros fotográficos. Além disso, o Caderno identifica acervos sob a guarda da universidade provenientes, por exemplo, de doações de coleções particula­res, de aquisições de imagens avulsas ou de séries produzidas por docentes ou funcionários.

Registros Fotográficos, Patrimônio e Memória da USP

Onde: rua Major Diogo, 353 – Bela Vista
Quando: de domingo a sexta (exceto feria­dos), das 10 às 16h – até 25 de abril de 2010
Informações: (11) 3106-3562