Fuvest tem menos isentos no vestibular 2010

Número de benefícios concedidos cai pela metade em relação ao exame de 2009

No exame vestibular para as 10.607 vagas da Universidade de São Paulo, não foi o número de concorrentes para os cursos que diminuiu nessa edição de 2010. De acordo com a Coordenadoria de Assistência Social (Coseas), o número de candidatos beneficiados com a isenção do pagamento da taxa de inscrição desse ano é de 14.551 alunos. Isso equivale à cerca da metade dos alunos beneficiados no ano de 2009, e não  chega nem perto de alcançar o número total de 65 mil bolsas disponibilizadas pela Fuvest (Fundação Universitária para o Vestibular).

359_isencoesfuvest

Segundo Maria Amélia, Assessora da Pró-Reitoria de Graduação, a redução da procura pelo benefício esta atrelada à queda do número de candidatos, em geral, e à diminuição do interesse de estudantes carentes, oriundos de escolas públicas, em prestar o exame. “O PROUNI (Programa Universidade para Todos) atrai para escolas privadas um contingente de estudantes que julga que não terá um desempenho suficiente no vestibular que permita o ingresso na USP. Há, também, estudantes trabalhadores que optam por cursos com menos exigências que os cursos da USP, ou mesmo aqueles que moram em locais distantes, para os quais o deslocamento até os campi da USP é muito difícil. Além disso, há o aumento expressivo de vagas em universidades públicas no estado de São Paulo.”, completou.

Mesmo com a ampliação de iniciativas para a inclusão social na universidade, como a ampliação de bolsas trabalho para os alunos carentes ou alojamentos para alunos de escolas públicas de outras cidades, a última vez em que a totalidade das bolsas oferecidas pela Fundação foi aproveitada foram nas inscrições para a Fuvest 2006. No ano seguinte, esse número já havia caído para 41 mil beneficiários. Na edição do exame deo ano de 2008, calculou-se cerca de 30 mil bolsistas, seguido por um total de 29 mil  na edição de 2009.