Na USP, apagão prejudica Butantan e Química

Das unidades da USP que dependem de energia elétrica, uma das mais prejudicadas pelo apagão da noite do dia 10 foi o Instituto Butantan, em que nem todos os prédios possuem geradores próprios.

No Butantan, não se sabe ao certo se a capacidade foi suficiente para cobrir todo o período da pane no fornecimento de energia. Entretanto, nos prédios que não possuem gerador, Ivo Lebrun, diretor de desenvolvimento científico, afirma que “com certeza, houve prejuízo de materiais sensíveis”.

No Instituto de Química, “as amostras importantes foram protegidas”, afirma João Farah, professor doutor do IQ. No entanto, as amostras dos alunos, utilizadas para experimentos de cálculo, por exemplo, foram prejudicadas e terão de ser refeitas.

No Hospital Universitário e no Instituto do Coração do Hospital das Clínicas, da Faculdade de Medicina, tudo funcionou normalmente durante o período sem energia devido ao uso de geradores.