Poli e EEFE levam ouro no Circuito USP

No final de semana, EEFE vence CAASO e é campeã do futsal, enquanto a Poli vence o voleibol feminino

A etapa final do Circuito Esportivo USP foi realizada nas quadras do Cepeusp, e EEFE e POLI garantiram os títulos, respectivamente, do futsal masculino e do vôlei feminino. No domingo, a 46° Volta da USP, realizada no Campus da Cidade Universitária, fechou o Circuito.

Futsal

A final do futsal masculino teve gostinho de revanche para a EEFE. Desfalcada na primeira etapa do Circuito, disputada em São Carlos, a equipe foi derrotada pelo time da casa (CAASO). Na fase final, jogando com o time completo e com o apoio da torcida, a EEFE venceu facilmente o adversário, com direito a goleada: 7 a 1.

De virada, a EEFE vence a CAASO e é campeã do Circuito USP (foto: Amanda Previdelli)

A CAASO começou pressionando bastante no primeiro tempo, abrindo o placar com gol de Vinícius Anselmo, aos 4 minutos. A partir daí, a EEFE passou a jogar “na casinha” (substituindo o goleiro por um jogador da linha nos momentos de ataque) por quase todo o restante do jogo. Funcionou: Caio Soares, o Dinho, marcou aos 9 minutos, e André Pires marcou mais dois. Final do primeiro tempo: 3 a 1.

O segundo tempo foi dominado pela EEFE, que marcou aos 28 segundos, com Dinho. A CAASO voltou apreensiva e errou muitos chutes a gol. Aproveitando a situação, o time paulistano cresceu em quadra e André Pires marcou mais três, com passes de Dinho.

“O time não poderia estar melhor, foi um dos melhores jogos dos últimos tempos, pelo menos do último semestre com certeza”, afirmou Fábio Caçador, técnico da EEFE. Vinicius, que marcou o único gol da CAASO, reconheceu a superioridade do adversário. “Foi um baile. Eles estão de parabéns”.

André Pires, destaque da partida com cinco gols, dividiu o feito com os companheiros. “Acho que o mérito maior foi do time, que esteve muito bem na partida. Queria agradecer a eles, porque eu já estou no sexto ano, fiquei muito tempo sem treinar, voltei e eles me receberam super bem, me deixaram a vontade pra jogar. Foi uma ótima recepção”

O terceiro lugar ficou com a Poli, que venceu a equipe da USP de Ribeirão Preto por 3 a 1.

Vôlei

A decisão do vôlei feminino reuniu duas velhas conhecidas. EEFE e Poli já tinham se enfrentado na final da Copa USP e na primeira fase do Circuito, em Piracicaba. Nas duas, a Poli venceu.

O vôlei da Poli vence novamente e conquista mais um campeonato (foto: Amanda Previdelli)

No quarto jogo entre as equipes no ano, a Poli começou na frente e fechou o primeiro set por 25 a 21. Depois disso, a EEFE reagiu e ganhou os dois sets seguintes. Parciais de 25-22 e 25-19. Já no quarto set, a Poli levou a partida para o tie-break, vencendo por 25 a 13.

No set decisivo, a Poli chegou a abrir 7 a 0, deixou a EEFE diminuir a diferença e empatar em 13 a 13, mas conseguiu fechar o set e a partida. 15 a 13 no tie-break. 3 sets a 2.

Ana Carolina Fernandes, jogadora da Poli, disse que vencer a EEFE era um grande desafio. “Ganhamos mais por vontade do que por técnica, porque elas são muito boas tecnicamente. Foi um jogo muito difícil”.

A Odontologia foi a terceira colocada no vôlei, após vencer a CAASO por dois sets a zero.

Na cerimônia de premiação, Carina Ulsen, a“Billy”, do vôlei da Poli e Dinho, do futsal da EEFE, foram eleitos os melhores jogadores do Circuito.

Volta

O campus da Cidade Universitária recebeu, no último domingo, a 46ª Volta da USP, que também fez parte do Circuito Esportivo USP.

A Volta premia as categorias Geral, Professor USP, Funcionário USP, Universitário geral, Universitário USP e Terceira Idade. Todas tinham provas de 5 e 10km.Na principal categoria, a dos 10km – Geral, Marcos Fransisco da Silva completou a prova em 0:32:03.44 e foi o campeão do masculino. Já no feminino, Vivian Oliveira foi a primeira colocada, com tempo de 0:41:42.82.

A Volta contou com cerca de 1750 inscritos. Os resultados e a classificação de todas as categorias podem ser consultadas no site do Cepeusp: www.cepe.usp.br