Sanfran satiriza Sarney em tradicional festa

A Peruada, tradicional festa dos estudantes de Direito da USP, realizada no dia 16, teve como mote da edição os recentes escândalos envolvendo o presidente do Senado José Sarney: “Pro meu peru não existe lei, ele é parente do Sarney”. A manifestação “político-circo-etílico-carnavalesca”, como dizem os alunos, reuniu cerca de dois mil participantes no centro de São Paulo. A passeata saiu do Largo do Paissandú e foi até o Largo de São Francisco.

Segundo Benedito Vitor Januário dos Santos, o “Vitão”, a festa já foi mais engajada politicamente. “Em 1983, quando voltamos do intervalo forçado pela ditadura militar, o movimento era mais político do que festeiro”, diz. Alunos ouvidos, em consenso, disseram preferir a volta do caráter sério da passeata e alguns foram contra o fato de desfilarem um animal vivo no dia do “grito do peru”, que ocorre dois dias antes na própria Faculdade de Direito.

Estudantes festejam em frente à Faculdade de Direito (foto: Yuri Gonzaga)