USP – Universidade Sol e Praia

Acompanhe a programação dos diversos campi da USP nos meses de recesso escolar

(ilustração: Naíma Saleh)

Você já pensou em recriar o Big Bang em laboratório durante suas férias de verão? No recesso escolar da Universidade de São Paulo esse é um dos tipos de atividade que podem ser encontrados. Para os que não querem ficar em casa, a USP proporciona – além da chance de simular a explosão que deu origem ao universo – a oportunidade de discutir literatura e filosofia, aprender os fundamentos da genética molecular e visitar exposições nos museus. Em dezembro, o Cinusp traz uma seleção de filmes com o Natal como pano de fundo.

Tudo acompanhado pelo cardápio do bandejão; quem já ficou aqui no período jura que a comida fica mais gostosa. Porém, para moradores do Crusp que já passaram as férias no campus, isso não é alívio para a solidão. “Nas férias fica morto aqui”, conta Camila Pereira, estudante de pós-graduação e residente no conjunto.

A universidade também dá momentos de descanso aos pais, já que boa parte da programação é voltada para os pequenos. Destacam-se a mini-expedição arqueológica oferecida pelo Museu de Arqueologia e Etnologia e o programa Eu na USP Jr – que apresenta os campi da Universidade a estudantes do Ensino Fundamental.

Já que passar férias num lugar exótico exige um bom guia de viagem, confira aqui cursos, exposições e eventos que acontecem na USP enquanto os alunos não têm aula.


Museus

As diretrizes para a programação e organização de boa parte dos museus da USP nos próximos meses ainda estão indefinidas por conta da troca do reitor e do pró-reitor de Cultura e Extensão.

O CPC (Centro de Preservação Cultural da USP), na Casa de Dona Yayá, por exemplo, ainda aguarda a indicação de seu novo diretor. O espetáculo “Serra Pontiada”, do músico Rodrigo Procknov, no dia 13 de dezembro, é a última atração confirmada.

O Museu de Geociências, o Museu Oceanográfico, o Museu Paulista e o Museu de Zoologia manterão as suas atividades regulares no período e a princípio fecharão durante o recesso da USP, no período do Natal e 1º de janeiro.

Ciência

Na Estação Ciência, a programação é igual à do resto do ano, e o foco fica no atendimento ao público realizado por monitores e mini-oficinas em meio às exposições.
Informações: www.eciencia.usp.br

Arte Contemporânea

O MAC (Museu de Arte Contemporânea) traz as exposições em cartaz – “Um Mundo sem Medidas” e “A França no MAC” – serão mantidas até 31 de janeiro de 2010. Após essa data, a programação é incerta.
Informações: www.mac.usp.br

Arqueologia

O MAE (Museu de Arqueologia e Etnologia) oferece ao público de 6 a 11 anos a atividade “O trabalho do Arqueólogo”, que inclui visita à exposição “Formas de Humanidade”, simulação de escavação e esclarecimentos sobre o trabalho do arqueólogo. O evento ocorre nos dias 12, 13 e 19, 20 de janeiro, das 14h às 16h.
Informações: www.mae.usp.br

Literatura e Filosofia

O Centro Universitário Maria Antônia promoverá encontros de Literatura (de 26 a 28 de janeiro) e de Filosofia (o primeiro de 1 a 4 de fevereiro e o segundo de 23 a 25 de fevereiro). As exposições do Centro ficarão abertas até o dia 17 de janeiro.
Informações: www.usp.br/mariantonia


Cursos de Verão

Professores de muitas unidades da USP não têm descanso durante as férias. Eles aproveitam o período sem aulas para ministrar cursos rápidos – como a série de palestras gratuitas oferecida, de 1° à 05 de fevereiro, pelo Instituto de Física em 2010. Organizadora do ciclo, a professora Marina Nielsen afirma que o objetivo do curso é permitir que alunos de outras instituições do país conheçam o Instituto de Física e, futuramente, transformem-se em pós-graduandos.

Para o professor Bayardo Torres, responsável pelo curso de verão do Instituto de Química, oferecido de 11 à 22 de janeiro, a universidade deveria oferecer mais disciplinas durante as férias. “A demanda é enorme. O número de inscritos é muitas vezes superior ao número de vagas que podemos oferecer”, comenta o professor.

Matemática

Problemas com senos e cossenos? O Instituto de Matemática oferece uma sessão especial de Geometria, cursos de difusão cultural e disciplinas de pós-graduação. De 4 de janeiro a 12 de fevereiro de 2010.
Informações: www.ime.usp.br

Engenharia

A Escola Politécnica traz, a partir de janeiro, cursos de especialização em diversas áreas. Maria Inês Piffer, assistente técnica de pesquisa do departamento da Poli, explica que esses cursos acontecem nas férias por atraírem um publico – que costuma já estar empregado – com uma rotina diferente da do aluno.
Informações: www.poli.usp.br

Genética

Os bons alunos devem-se lembrar das experiências com ervilhas de Gregor Mendel, o pai da Genética. Para quem o episódio traz memórias felizes, o Instituto de Biologia oferece, a partir de 14 de janeiro, um curso de três semanas do básico ao avançado no estudo dos genes. Inscrições pessoalmente de 16/11 a 31/11.
Informações: www.ib.usp.br

Idiomas

Para quem quer aprender idiomas, os já tradicionais cursos de línguas durante o verão oferecidos pela FFLCH ainda não foram confirmados. Vale ficar de olho no site da Faculdade.
Informações: www.fflch.usp.br


Cruspianos

A tarefa mais difícil para quem passa as férias no Crusp é superar o isolamento. “Foi um verão singularmente solitário”, conta Suzana Lourenço, aluna de mestrado e moradora do conjunto.

Ela passou o mês de fevereiro desse ano na USP e espantou-se com não ter encontrado ninguém na moradia. “Acho estranho aqui não ter nada nas férias, especialmente para o pessoal da Pós”, diz Jairo Ferreira, estudante de Letras que mora há dois anos no Crusp. Ele concorda que o conjunto fica mais vazio, especialmente pela ausência de visitas, mas faz ressalvas quanto à falta de atividades.

O estudante enumera o Cepe e as festas esporádicas – divulgadas no boca-a-boca pelos moradores – como opções para o cruspiano que não vai para casa nas férias.


Cinema

Com a troca de reitor, o cronograma do Cinusp ainda é incerto. As atrações confirmadas são a pré-estreia do filme “Do começo ao fim”, de Aluizio Abranches no dia 25 de novembro e a mostra João César Monteiro entre 16 de novembro e 04 de dezembro. Entre os dias 7 e 18 de dezembro, o Cinusp está preparando uma mostra de filmes que terão o Natal como tema ou pano de fundo. Como destaque, serão exibidos “Feliz Natal”, de Selton Mello e “Fanny e Alexander”, clássico do cineasta Ingmar Bergman.
Informações: www.usp.br/cinusp
Telefone: (11) 3091-3540


Visitas

Entre os dias 01 e 05 de fevereiro de 2010, alunos de 5ª à 8ª série do ensino fundamental farão visitas guiadas aos campi da USP. São 420 vagas, distribuídas entre São Paulo, Ribeirão Preto, Bauru, Piracicaba, Pirassununga, São Carlos e Lorena.

O programa é gratuito e tem como objetivo dar oportunidade aos alunos do ensino fundamental de vivenciar a atmosfera científica e cultural da USP. As inscrições vão até 9/12 e devem ser feitas pelo formulário eletrônico disponível no site. A seleção dos alunos participantes se dará por sorteio.
Informações: www.usp.br/prc/eunauspjr
E-mail: eunauspjr[@]usp.br