Bloco de notas: eleições para o DCE, racismo na Amorcrusp, ranking THE, CA da Letras, Lattes, Tomie Ohtake

Eleições para o DCE

O resultado das votações para o Diretório Central dos Estudantes (DCE), entidade que representa os alunos da USP, será apurado nessa sexta (27).

A novidade dessa eleição para o DCE é a existência de uma chapa representativa de oposição que se diz “apartidária”, a Reconquista. Formada por estudantes que se comprometem na carta-programa a não participar de partidos políticos, ela concorre com mais sete chapas. (AP)

Acusação de racismo na Amorcrusp

A tesoureira do Amorcrusp, Luanda Dessana, registrou um boletim de ocorrência na Decradi (Delegacia de Crimes Racias e Delitos de Intolerância) acusando de ameaça e injúria racial uma secratária do Amorcrusp e seu namorado, respectivamente. O conflito ocorreu durante uma reunião de moradores do Crusp, na qual Dessana foi acusada por furto da caixa da entidade. Ela prestou depoimento na última terça. (LC)

USP no ranking das melhores universidades em saúde

A USP integra o ranking mundial das cem melhores universidades na área de saúde. Em 92° lugar, ela subiu 22 posições no ranking THE (Times Higher Education Supplement), realizado pelo jornal britânico The Times. Os dez primeiros lugares dividem-se entre universidades britânicas, americanas, e a Universidade de Tóquio. (LC)

Conflito na apuração das eleições para o CA da Letras

Durante a apuração dos votos para eleição da nova gestão do Centro Acadêmico da Faculdade de Letras da FFLCH, no dia 19, integrantes de chapas opostas se enfrentaram. Segundo relatos de alunos, membros de ambas as chapas trocaram provocações entre si, até o momento em que uma aluna que compunha a mesa de apuração se sentiu ofendida. Isso gerou uma confusao dentro do prédio da Letras após o término da apuração, que só terminou após a chegada da Guarda Universitária.

A chapa eleita foi a “Veredas”. (LC)

Novo Lattes

O CNPq está aperfeiçoando o Currículo Lattes com novas funcionalidades. Dentre elas, há a possibilidade de consulta às citações de artigos publicados em revistas indexadas no Web of Science e que estejam registradas nos currículos com o Digital Object Identifier (DOI). Além disso, um acordo com a Receita Federal deverá impedir a introdução de currículos fantasmas. (BS)

Escultura da Tomie Ohtake volta para a FEA