Cresce orçamento da USP para 2010

As diretrizes orçamentárias para o ano que vem foram definidas na reunião do Conselho Universitário (CO) realizada no último dia 17. Conforme o presidente da Comissão de Orçamento e Patrimônio da USP, professor Joaquim Engler, para a folha de pagamento de 2010 serão destinados cerca de R$ 2,6 bilhões e os demais gastos da universidade ficam com os restantes R$ 476,7 milhões.

O orçamento com os valores específicos de cada setor será divulgado após a próxima reunião do CO, no dia 15 de dezembro. Mas já foi estipulado que 87% destes recursos serão para os salário de professores e funcionários; deste valor 17,75% são destinadas aos aposentados. Os demais recursos são para investimentos, como compra de equipamentos e para manutenção.

Este ano o orçamento da USP foi de R$ 2,815 bilhões e a estimativa é de que em 2010 seja 5,8% maior. Isso se deve ao aumento na arrecadação de impostos pois a USP recebe 5,03% do ICMS do estado de São Paulo. “Acredito que esta estimativa seja um pouco pessimista, consultamos economistas e provavelmente a arrecadação terá um crescimento ainda maior”, afirma Engler. Além do ICMS a USP deve receber por volta de 306 milhões dos convênios, cujo principal é com o SUS.

O orçamento da USP é maior do que a soma dos recursos destinados às demais universidades paulistas, Unicamp e da Unesp, juntas. Para o próximo ano a Unicamp prevê um orçamento de R$1,3 bilhão e a Unesp cerca de R$1,4 bilhão.