Currículo é visto como ponto forte de Grandino Rodas

Um dos principais trunfos de João Grandino Rodas durante o processo eleitoral foi seu currículo. Motivo pelo qual, inclusive, o governador José Serra diz tê-lo escolhido para o cargo.

Rodas possui quatro graduações: Direito e Pedagogia pela USP (1969); Letras pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora Medianeira dos Padres Jesuítas (1970); e Música pela Faculdade de Música Sagrado Coração de Jesus (1964).

Além disso, ele fez três mestrados. Em Ciências Político Econômicas, pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, concluído em 1970. Em Direito pela Universidade de Harvard, em 1978. E por fim, na Fletcher School of Law and Diplomacy, tornou-se mestre em Diplomacia.

Já seu doutorado (1973), em Direito, e a livre-docência (1976) foram obtidos na USP, onde ele é professor desde 1971, tornando-se titular em 1993. Eleito diretor da Faculdade de Direito em 2006, passou a fazer parte do Conselho Universitário.

Por sua posição na São Francisco, ocupou a presidência da Comissão de Legislação e Recursos (CLR), responsável pela parte jurídica no CO.

Grandino acumula também cargos públicos em órgãos de expressão nacional e internacional.

Foi presidente do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), órgão ligado ao Ministério da Justiça, de 2000 a 2004, por indicação do presidente Fernando Henrique Cardoso e consultor jurídico do Ministério de Relações Exteriores de 1993 a 1998. Participa da Comissão Jurídica Interamericana da Organização dos Estados Americanos desde 2006 e é também membro titular do Tribunal Arbitral Permanente de Revisão do Mercosul.