Entrevista com João Grandino Rodas: Diálogo

JC: Alguns setores da universidade reivindicam uma estatuinte. Como seriam feitas as alterações no regimento das eleições?
Rodas: Os modos de se fazer nós vamos começar a examinar no inicio do ano. Esse assunto será colocado junto aos outros que existem no plano do Compromisso USP para discussão. A discussão será ampla, não feita apenas por representantes estatutários de alunos, professores e funcionários, mas aberta também para os que não são.

JC: Que canais estarão disponíveis para debate? Será criado algum tipo de fórum que torne o diálogo não apenas uma obrigação, mas efetivo?
Rodas: Junto com as pessoas do Compromisso USP, eu gostaria de fazer com que houvesse realmente uma abertura, e o que digo não é demagogia de maneira nenhuma. É nosso intuito e está nos papeis que os orçamentos da USP serão colocados na internet e seremos bem transparentes. Em segundo lugar, não haverá portas fechadas e o dialogo será amplo. Não estou dizendo que será o paraíso, mas as tensões diminuirão, realmente ouviremos os alunos e alunas da forma mais ampla possível, porque muitas coisas que eles possam colocar nós talvez não intuamos e vice-versa.

A USP é um corpo vivo, possui tensões, nós estamos em um período de 20 anos de problemas. É claro que ninguém vai imaginar que de um momento pro outro se instale o Nirvana aqui ou o Shangri-la.