USP domina JUP e conquista oito medalhas

Universidade vence cinco modalidades coletivas em oito disputadas; final do handebol é adiada
Vôlei da Poli conquista mais um ouro e ainda aguarda pela final dos Jogos da Liga (foto: Lucas Hirata)

As Atléticas da USP dominaram as finais da segunda edição dos Jogos Universitários Paulistanos (JUP). Dentre as nove modalidades por equipe, a USP já conquistou cinco medalhas de ouro e três de prata. As vitórias podem se tornar ainda mais numerosas, visto que a Poli tem pela frente a disputa da final do handbol masculino.

O basquete foi o esporte mais vitorioso. Em ambas as categorias, as decisões foram travadas por equipes da USP. No masculino, a Poli venceu a ECA pelo placar de 59 a 31. A equipe politécnica se destacou pelos ataques rápidos e habilidosos de Rubens “Tofu” Uehara. O jogador de pouco mais de 1,70 m driblava os adversários com facilidade e, com passes precisos, deixava os companheiros prontos a encestarem. “O grande mérito da equipe é o entrosamento. O time é experiente, dá tranqüilidade aos mais jovens e todos jogam juntos”, afirmou.

A ECA também esteve presente na final do basquete feminino, contudo perdeu o título para a EEFE. Com o desfalque de sua principal jogadora, Alessandra Tavares, as ecanas não conseguiram acompanhar o ritmo da EEFE e perderam por 23 a 40. O resultado surpreendeu até as adversárias, que sempre encontraram dificuldades contra a ECA.

Outra medalha de ouro veio com a vitória da equipe de vôlei feminino da Poli sobre a ESPM. Em um jogo considerado tranqüilo pelas próprias atletas, a Poli venceu por dois sets a zero, parciais de 25×16 e 25×11. “Começamos bem forte e abrimos 13 pontos logo de inicio. O vôlei trabalha muito com o psicológico e, com essa vantagem, nós nos mantemos calmas e as adversários mais preocupadas”, disse a capitã da equipe Ligia Girnius.

Já no futsal feminino, a equipe da Medicina esteve por duas vezes a frente no placar, mas cedeu o empate por 2 a 2 à Economia do Mackenzie e perdeu a final nos pênaltis, por 3 a 1. O lance mais interessante do jogo aconteceu logo no primeiro segundo. Na saída de bola, após três toques, Raíza Oliveira, arriscou o chute antes do meio da quadra e fez 1 a 0. “Nós sempre treinamos essa saída de bola. E como vi que a goleira era um pouco mais baixa, resolvi bater para o gol”, contou.

Equipe da medicina USP perde final nos penaltis para o Mackenzie, após estar duas vezes a frente do placar (foto: Yuri Gonzaga)

A USP também venceu no futebol de campo masculino. O time da EEFE bateu a engenharia do Mackenzie por 3×2. As finais foram realizadas nos dias 7, 14 e 15 de novembro.

Finais adiadas

Já as partidas das finais do Handebol feminino e do masculino tiveram suas datas alteradas. Aconteceriam no dia 15 de novembro no SESC Santana, mas não foram realizadas por causa de uma goteira no teto da instalação, que empoçou um trecho do centro da quadra. Prezando pela segurança dos atletas, os árbitros cancelaram os jogos, que foram remarcados para o dia 28 de outubro no módulo do Cepe.

No feminino, vitória das garotas da Poli, que superaram o time das alunas do curso de direito do Mackenzie. Em confronto de equipes que seguiam invictas até o momento da decisão, resultado apertado no placar: 15 a 13 para as politécnicas que, com a vitória, concluíram sua campanha com 100% de aproveitamento.

A decisão masculina, contudo, ainda foi adiada mais uma vez. Os jogadores da Engenharia do Mackenzie, que enfrentariam a Politécnica na final, alegaram que já tinham compromisso em outro torneio no dia 28. Com consentimento dos atletas da Poli, o jogo não foi realizado. Até o momento, a nova data da partida ainda não havia sido agendada.