BichUSP: Fofito e EACH desbancam favoritas ao título

Competição reúne bixos que nunca praticaram esportes e atletas com experiência para conhecerem melhor a Universidade
Meninas da Fofito comemoram o título no volêi feminino sem perder nenhum set (foto: Divulgação/Laausp)
BichUSP
IO 2
Física -5
Química -22

O BichUSP, realizado no mês de março, abre o ano de competições esportivas na Cidade Universitária. Ainda assim, “o campeonato não tem foco competitivo”, diz Marcos Guerra, presidente da LAAUSP (Liga Atlética Acadêmica da USP). Para ele, as disputas, realizadas desde 1971 com os ingressantes de cada ano da Universidade de São Paulo, são importantes por dois motivos: integrar calouros e veteranos e renovar as equipes das diversas faculdades participantes do certame.

A integração fica por conta das torcidas que, munidas de baterias ou muitos gritos, compareceram nos primeiros quatro dias de competição e incentivaram seus times em todos os esportes. A renovação dos times é tarefa das Atléticas e dos técnicos, que precisam saber como lidar com os novos atletas. Luiz Gustavo Serrambana, treinador da equipe de futsal masculino do IME, afirma que comandar uma equipe de bixos é “diferente de um trabalho a longo prazo”, já que o tempo de preparo é curto. “Se tem alguém com maior experiência, tende a se sobressair”, acredita Serrambana.

É o caso de Lucas Kusano, calouro e atleta do futsal masculino da Farmácia. Ele já competia na modalidade pela AABB (Associação Atlética do Banco do Brasil) e foi um dos destaques nos jogos contra RI e ECA. Seu time, contudo, não conseguiu passar da semi-final contra a Poli, que ganhou de 5 a 1 e repetiu o placar contra a Faculdade de Direito, ganhando o título do futsal.

Para os engenheiros, o gosto da derrota veio no vôlei masculino, cuja final foi disputada contra a EEFE – vencedora do caneco. No futsal feminino, a EACH teve um desempenho vitorioso, alcançando o título com alguns resultados largos sobre equipes como Psicologia e FEA. A Fofito, depois de cinco anos sem subir ao pódio, levou a medalha de ouro no vôlei feminino. A campanha positiva da equipe, que não perdeu um set sequer, garantiu a vitória sobre as tradicionais campeãs Poli e EEFE.

Denise Rachid, caloura de fisioterapia, nunca tinha competido antes de entrar na faculdade. Rachid afirmou que “sem o campeonato, não entraria com tanta garra” para defender sua equipe. A sensação provavelmente se repetirá em outros atletas nos próximos finais de semana de março, quando competições de handebol, basquete, futebol, natação e tênis darão continuidade ao BichUSP.

Errata
Diferentemente do publicado na edição impressa do JC, o título do futsal feminino ficou com a EACH, e não com a FFLCH. O texto já foi corrigido na versão online.