FEA domina natação e é campeã do BichUSP

Euforia dos alunos da FEA com o anúncio do título na natação (foto: Edgar Lepri)
Euforia dos alunos da FEA com o anúncio do título na natação (foto: Edgar Lepri)

Cinco títulos nas últimas cinco modalidades do BichUSP. Foi com essa arrancada no final que a FEA ultrapassou a Poli na pontuação geral e sagrou-se campeã, com um dia de antecipação, após a dobradinha na natação masculina e feminina.

A faculdade venceu também no handebol masculino, no basquete feminino e fechou as disputas com vitória no futebol de campo. No fim de semana de abertura da competição, a FEA já tinha levado os títulos no tênis de mesa feminino e no atletismo, com outra dobradinha.

Mesmo que o principal intuito da competição seja integrar bixos em uma disputa, geralmente sem muita competitividade, para as faculdades líderes da classificação final (ver tabela), não se trata apenas de jogos amistosos. “O BichUSP é muito importante para nós. Desde o dia 7 de fevereiro, quando saiu a lista da Fuvest, entramos em contato com os bixos, fizemos treinos e os incentivamos de todas as maneiras a jogar”, diz Ana Luíza Trancoso, presidente da Atlética campeã.

Durante os quatro finais de semana de março, a FEA ganhou 11 troféus, um a mais que a Poli. Além disso, a regularidade e o bom desempenho em praticamente todas as modalidades devolveram à faculdade o título do BichUSP, que em 2009 havia ficado justamente com a rival. “Por parte da Atlética, o mérito é todo das DGEs”, ressalta Ana Luíza, referindo-se às Diretoras Gerais de Esportes, Renata Santos e Taís Okamoto.

Os DGEs atuam mais próximos dos atletas e marcam presença nas competições ao longo do ano. “Fizemos reservas de quadras, marcamos com os bixos e tivemos muitos treinos. Até de esportes que não são disputados no BichUSP, como softbol, porque a gente tem equipe dessa modalidade”, afirma Renata Santos, pensando na renovação dos times.

Carolina Martire, vice-presidente da Atlética da FEA, também valoriza a função da entidade e do campeonato na integração dos calouros. “É importante por ser o primeiro contato dos bixos com os esportes universitários”, diz. Além dos oito títulos, a faculdade foi vice-campeã no basquete masculino, no tênis de campo feminino e no xadrez absoluto.

Números
  • FEA, Poli, EEFE e EACH ganharam juntas 29 troféus dos 36 em disputa.
  • Exceto essas quatro faculdades, a única a ser campeã de uma modalidade foi a Fofito, no vôlei feminino.
  • FEA, Poli ou EEFE não levaram troféu apenas no futsal feminino, vencido pela EACH sobre a FFLCH.
  • A EACH, quarta na classificação geral, disputou somente nove das 18 modalidades do BichUSP.
  • Mesmo competindo em apenas sete modalidades, a faculdade de Direito foi vice no futsal masculino e teve ainda três terceiros lugares, garantindo a oitava posição no geral.
  • Na soma dos esportes individuais, a Poli fez um ponto a mais que a FEA. Porém, nos coletivos a campeã fez 121 pontos, um a mais que a EEFE, enquanto a Poli ficou com 105.

Veja abaixo como a FEA venceu a acirrada disputa com Poli e EEFE, principais adversárias, a classificação geral e os campeões em cada modalidade do BichUSP.


O caminho do título

No tênis de mesa feminino, a primeira de muitas comemorações (foto: Edgar Lepri)
No tênis de mesa feminino, a primeira de muitas comemorações (foto: Edgar Lepri)
6 de março

Logo no primeiro dia de disputas, a FEA conquistou o tênis de mesa feminino, com vitórias sobre Farmácia, FFLCH e EEFE. No masculino, a Poli foi campeã e a FEA ficou apenas em 6º. Já dava para perceber que a disputa entre FEA, Poli e EEFE seria acirrada. A Poli dormiu na liderança com 18 pontos. A EEFE vinha em seguida com 16 e a FEA com 15.

7 de março

O segundo dia dos esportes individuais premiou a FEA com mais três troféus, dois deles de ouro, e a liderança da classificação geral. No atletismo, a vitória foi relativamente tranquila, tanto no masculino quanto no feminino. O vice no xadrez absoluto, vencido pela Poli, também foi importante para que a faculdade chegasse a 50 pontos e abrisse quatro sobre os rivais.

13 de março

A abertura dos esportes coletivos marcou a competição como o único fim de semana em que a FEA não ganhou troféus. Apesar disso, as semifinais do futsal masculino e do vôlei feminino ainda deixaram a faculdade empatada na liderança com a Poli, com 84 pontos. O dia também foi especial para a Fofito, que conquistou seu primeiro título na história do BichUSP, no vôlei feminino.

14 de março

A competição teve um novo líder isolado após a campanha da Poli no vôlei masculino, em que ficou com a prata e assumiu a liderança com 105 pontos. A FEA parou nas quartas-de-final no vôlei e na estréia no futsal feminino, perdendo em ambas as competições para as faculdades campeãs, EEFE e EACH respectivamente. Na metade do BichUSP, a FEA tinha 101 pontos e era seguida pela EEFE, com 94.

Gêmeas Cristiana e Mariana Ogawa venceram no tênis pela Poli, que ainda liderava (foto: Edgar Lepri)
Gêmeas Cristiana e Mariana Ogawa venceram no tênis pela Poli, que ainda liderava (foto: Edgar Lepri)
20 de março

Antes das disputas de basquete masculino e handebol feminino, foram realizadas as finais do tênis, com dobradinha da Poli. Para o confronto direto, a vitória no feminino foi ainda mais importante, visto que a final foi diante da FEA. A revanche veio no basquete, em que a FEA eliminou a Poli nas quartas-de-final e ficou com o vice-campeonato ao perder para a EACH. O título da EEFE no handebol feminino e o fraco desempenho dos líderes da classificação geral na modalidade – a FEA ficou em 8º e a Poli em 11º – acirrou ainda mais a disputa. A Poli manteve a liderança com 137 pontos, a EEFE surgia em segundo com 133 e FEA em terceiro, com 132.

21 de março

Se a FEA não comemorava um título desde o primeiro fim de semana do BichUSP, o domingo foi um dia para recompensar a espera e recuperar a liderança da competição. A faculdade venceu o basquete feminino e o handebol masculino, este com direito ao tetracampeonato de maneira consecutiva e aquele com nova vitória sobre a Poli, na semifinal. Ambas as finais foram contra a EACH, que ficou em quarto na classificação final do BichUSP. Restando apenas natação e futebol de campo, a FEA tinha 165 pontos, seis de vantagem sobre a Poli e 13 sobre a EEFE, que ficava distante da disputa pelo título.

Vitórias na natação deram à FEA o título antecipado do BichUSP (foto: Felipe Maia)
Vitórias na natação deram à FEA o título antecipado do BichUSP (foto: Felipe Maia)
27 de março

A lista de provas na natação era grande. No masculino, 50 metros livre, peito, borboleta, costas, revezamento 4×50 e 4×50 medley. O feminino também contava com todas as provas, mas disputadas em 25 metros. E a FEA teve ao menos um calouro no pódio em todas elas. Um total de 16 medalhas, sendo sete de primeiro lugar. Com vitória em mais da metade das disputas, o título era iminente. A faculdade ficou em primeiro lugar no masculino, apenas um ponto à frente da Poli, e no feminino, com quase o dobro da pontuação do rival, também vice. Os troféus garantiram o título da classificação geral do BichUSP antes mesmo da definição do futebol de campo.

28 de março

Mesmo com o título assegurado, os bixos não se deram por satisfeitos e conquistaram também o futebol de campo. A FEA, que no sábado bateu a EACH nos pênaltis, na semifinal, superou a Poli, também nos pênaltis, e fechou as disputas com oito troféus de ouro e três de prata.

Classificação final
Faculdade Pontuação
1. FEA 205
2. Poli 190
3. EEFE 162
4. EACH 101
5. Farmácia 94
6. IME 92
7. FAU 82
8. Direito 75
9. FFLCH 73
10. ECA 67
11. Odonto 52
12. Veterinária 49
13. Fofito 39
14. Psico 36
15. Enfermagem 33
16. Nutrição 31
17. Educação 18
18. IO 9
19. Medicina 2
20. Física 0
21. RI -18
22. Química -22
Modalidade Campeão Vice
Futsal masculino Poli Direito
Futsal feminino EACH FFLCH
Basquete masculino EACH FEA
Basquete feminino FEA EACH
Vôlei masculino EEFE Poli
Vôlei feminino Fofito EEFE
Handebol masculino FEA EACH
Handebol feminino EEFE FAU
Futebol de campo FEA Poli
Atletismo masculino FEA Poli
Atletismo feminino FEA IME
Natação masculina FEA Poli
Natação feminina FEA Poli
Tênis de campo masculino Poli FFLCH
Tênis de campo feminino Poli FEA
Tênis de mesa masculino Poli IME
Tênis de mesa feminino FEA EEFE
Xadrez absoluto Poli FEA



Bixos, veteranos, membros da Atlética, atletas e torcedores se espremem na foto do título, após a conquista de oito modalidades (foto: Edgar Lepri)
Bixos, veteranos, membros da Atlética, atletas e torcedores se espremem na foto do título, após a conquista de oito modalidades (foto: Edgar Lepri)

Nota
Este texto apresenta conteúdo complementar ao publicado na edição impressa do JC e foi editado para a inclusão de atualizações.