Bandejão central terá sistema semelhante ao do Bilhete Único

Dentro de aproximadamente um mês, começa a funcionar no restaurante central da USP o novo sistema de acesso com créditos no cartão de identificação do usuário (carteirinha da USP).

O Centro de Informática do Campus Luiz de Queiroz (Ciagri/ USP-Piracicaba), que desenvolveu o projeto em parceria com o Departamento de Informática da USP (DI), afirma que os objetivos da automatização são agilidade na catraca, economia de papel e evitar tanto fraudes quanto utilização por pessoas sem vínculo com a universidade.

O novo sistema funciona desde setembro de 2008 no campus da Esalq, em Piracicaba, onde foi adotado inicialmente como projeto piloto.  Nos campus de São Carlos e Pirassununga está ativo desde o segundo trimestre de 2009.

Catracas já foram instaladas no bandejão central (foto: Mariana Midori)

Como funciona

Os tíquetes serão substituídos por créditos carregados no cartão USP, por enquanto comprados em ponto de venda no restaurante (local a ser definido). Há possibilidade de a aquisição ser estendida a internet e bancos, e cartões bancários. O sistema é semelhante ao do bilhete único do transporte na cidade de São Paulo. Segundo Ana Cláudia Ruffini, diretora técnica do Ciagri, os principais benefícios para o usuário são praticidade e segurança.

Fica tudo centralizado no cartão USP, sem a necessidade de portar os bilhetes de papel. No caso de perda ou roubo, é possível bloquear o documento pela web, no próprio restaurante ou nos setores responsáveis (Seção de Pessoal, Seção de Alunos etc), e os créditos transferidos para um novo cartão. Para os funcionários, existirá a opção de pagamento posterior em folha, substituindo o atual procedimento de lista nas tesourarias. O controle dos créditos poderá ser feito por extrato via internet.

Os usuários Luís Gustavo (de boné) e Henrique Peres acreditam que o novo sistema vai facilitar o acesso ao bandejão
“Demorou!”

Sem tíquetes no bolso e sem guichê aberto no domingo, Henrique S. Peres, estudante de Letras, contou com a sorte: na entrada do bandejão central, conseguiu comprar um passe que estava sobrando na carteira de Luís Gustavo, que faz Engenharia do Petróleo. Henrique acha que a adoção do novo sistema “demorou”. Ele espera que a iniciativa evite filas e facilite o acesso ao restaurante nos finais de semana, além de impedir um mercado paralelo de venda dos passes. “Há quem compra um monte só pra revender”, afirma. Luís concorda e diz ainda que o atual funcionamento não é nada prático: “é muito fácil perder os tíquetes”.

Waldyr A. Jorge, coordenador da Coseas, diz que o plano é estender a iniciativa aos outros bandejões, mas ainda sem prazo definido. A mudança não vai alterar o preço da refeição.

Mais informações: www.sistemas.usp.br/rucard