Cepeusp recebe Copa Itaú de Tênis

Universitários campeões ganham bolsa de treinos e estudos na Espanha

O CepeUSP sedia durante os fins de semana de abril a segunda etapa da Copa Itaú de Tênis Escolar e Universitário, que premia os campeões com uma bolsa de curso de idiomas e treino de tênis na Espanha por 15 dias. As inscrições são gratuitas e abertas para estudantes de instituições públicas e particulares. A disputa envolve as categorias universitária, 12, 14 e 18 anos, no masculino e feminino.

“A intenção é mostrar que estudo e esporte podem e devem andar lado a lado. No Brasil, quando um jovem se destaca em um esporte, a primeira coisa que os pais fazem é tirá-lo da escola“, explica André Buzzoni, diretor executivo do Instituto Tênis, parceiro do evento. “Se existisse a cultura de que campeonatos entre faculdades são mais que bebidas e diversão, poderíamos começar a caminhar em direção ao que existe nos Estados Unidos, com bolsas de estudos para atletas e campeonatos competitivos. Mas eles estão anos-luz à nossa frente”, afirma.

A competição é direcionada exclusivamente a estudantes dos estados que recebem as etapas: Paraná, São Paulo, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro. Em 2009, em seu primeiro ano, a Copa Itaú premiou 24 campeões com uma viagem aos EUA. “Mesmo que tenha sido só uma semana, todos que foram aproveitaram muito a experiência”, diz Buzzoni, que acompanhou os vencedores.

Este ano, o número de estudantes premiados subirá para 32 devido à inclusão da etapa carioca e o destino será a Academia Sánchez-Casal, em Barcelona, fundada pelos desta-ques do tênis espanhol nas décadas de 80 e 90 Emilio Sánchez e Sergio Casal.

Os jogos da categoria universitária da etapa paulista serão realizados entre os dias 22 e 25 de abril. As inscrições vão até o dia 15 e devem ser feitas no site www.trysports.com.br. Mais informações: sp[@]copateniseu.com.br ou (11) 5093-9312.