Cocesp prepara projeto de ciclofaixa

O projeto de uma ciclofaixa dentro da USP está próximo de ser finalizado. A iniciativa da Coordenadoria do Campus da Capital junto com professores da Poli pretende instalar uma ciclofaixa junto à avenida Mello Moraes, também conhecida como Rua da Raia. Com isso, ainda será necessário fazer uma previsão de custos, buscar financiamento, realizar licitação da obra e fechar contrato com a empresa responsável – o que deve demorar de 6 a 7 meses.

Segundo Samir Tanios Hamzo, da Coordenadoria do Campus, o objetivo da ciclofaixa é facilitar o deslocamento das pessoas dentro do campus e aumentar a segurança dos ciclistas. Ele lembra que o público alvo da iniciativa são alunos, professores e funcionários da Universidade, e não atletas, que utilizam o espaço para treinamentos ou prática esportiva. “A ciclofaixa vai ser uma solução para o transporte das pessoas, não para a prática esportiva dentro do Campus da USP” comenta.

Esse não é o único projeto cicloviário envolvendo a Universidade. A CET (Central de Engenharia e Tráfego) e a Secretaria dos Transportes de São Paulo já demonstraram interesse em interligar o Campus com as Ciclofaixas de Lazer, que funcionam apenas aos domingos e passam por alguns parques da capital. O principal obstáculo é que, oficialmente, a USP não é um parque, e fica fechada à comunidade externa aos domingos. Não houve ainda uma proposta oficial da Prefeitura de São Paulo.