Grupo Meio encerra temporada do espetáculo O gênio em concurso

O Grupo de Teatro Meio encerra, neste final de semana, a temporada do espetáculo O gênio em concurso no Teatro Lá em Casa. A montagem, em cartaz desde setembro de 2009, tem direção de Alexandre Brasil. Humor com elementos de brasilidade e ênfase na crítica política são aspectos da encenação, segundo Tatiana Mohr, estudante do curso de Letras na FFLCH e uma das atrizes do elenco.

“A maioria das pessoas não conhece esse texto”, afirma a atriz. “É uma peça de Joaquim Manuel de Macedo. Entrevistamos professores de Teatro da ECA e muitos nem sabiam que ele também escrevia para o Teatro. Muitos só o associam com A Moreninha.”

O Grupo Meio, que existe desde 2004 e atualmente conta com atores oriundos de diferentes cursos da USP, já apresentou A ralé ainda pulsa, adaptação de Ralé de Maximo Górki, no Teatro Sérgio Cardoso e Assim parece, comédia baseada na peça Assim é (se lhe parece) de Luigi Pirandello, no Teatro dos Satyros.

“A gente quer atualizar os clássicos”, diz Tatiana Mohr. “Daí vem o nome Grupo de Teatro Meio. Pegamos um texto clássico e não fazemos uma montagem intelectual. Não são espetáculos apenas para iniciados em Teatro, mas também não são aquelas comédias fáceis em que a platéia não precisa fazer esforço. A gente sempre procurou o meio termo: daí vem o nome do grupo”, diz.

Política e humor dão o tom ao espetáculo do Grupo Meio (foto: Oligário Filho)
Política e humor dão o tom ao espetáculo do Grupo Meio (foto: Oligário Filho)
Esquenta lá em casa

O gênio em concurso inaugura o Teatro Lá em Casa, um ambiente concebido para espetáculos teatrais, apresentações musicais, oficinas artísticas, workshops e até projeções de filmes. Um dos programas musicais regulares do Teatro é o Esquenta Lá em Casa, realizado às sextas-feiras, com a participação de bandas especialmente convidadas.

O teatro foi inteiramente reformado pelos próprios integrantes do grupo para sugerir a sensação de aconchego de uma residência domiciliar, incluindo móveis e ambientes domésticos. “É uma casa mesmo”, afirma Tatiana. “Quebramos paredes, reformamos, pintamos, estofamos sofás. Brincamos que somos atores-pedreiros. Tudo isso para criar na platéia uma sensação de ‘estou me sentindo em casa’”.

O espaço será também palco do novo espetáculo do grupo, que estreará junto com a Virada Cultural, um teatro de revista musical com o tema do fim do mundo. Enquanto isso, O gênio em concurso permanece em cartaz no Teatro Lá em Casa, na Rua Lopes de Oliveira, 635, no sábado às 21 horas e no domingo às 19 horas até dia 25 de abril. Os ingressos custam entre R$ 25,00 e R$ 30,00. Mais informações podem ser obtidas no telefone 7628-9995.