Jogos confrontam faculdades da USP e outras instituições

A partir de abril, além da Copa USP, as equipes da Cidade Universitária participarão de outros campeonatos. Realizados entre várias instituições de ensino de São Paulo, o JUP (Jogos Universitários Paulistanos) e a CUP (Copa Universitária Paulista) mobilizam atléticas em disputas de diversas modalidades que vão além dos portões do Cepe. “Alguns campeonatos fora da USP proporcionam um desafio maior onde encontramos equipes de alto rendimento”, diz Gustavo Braid, presidente da Atlética da Poli. A faculdade participou ano passado da Copa organizada pela LEUP (Liga de Esporte Universitário Paulista), que promoveu confrontos até de modalidades menos prestigiadas como o baseball. Segundo Júnior Putarov, presidente da Liga, a competição tem boa adesão das atléticas da USP: de 50 entidades filiadas, nove são da Universidade de São Paulo.

Criada em 2007, “a Liga preencheu o espaço da FUPE”, afirma Putarov. A Federação Universitária Paulista perdeu força no ano em questão por conta de supostos favorecimentos e irregularidades em seu campeonato. “Havia ‘gato’, sempre as mesmas (instituições) ganhavam”, lembra Georgios Hatzidack, atual presidente da Abrade (Associação Brasileira de Desporto Educacional), a entidade que organiza o JUP ao lado do G20 — grupo das 20 maiores atléticas de São Paulo. Os Jogos, que têm duração anual, recebem apoio da prefeitura de São Paulo e em 2008 tiveram EEFE, Poli, Medicina e ECA como faculdades da USP a alcançarem boas classificações.

Nova competição

Os times da Cidade Universitária têm, ainda, uma terceira opção em matéria de campeonato: o Novo Desporto Universitário, que passa a ser realizado a partir desse ano. Organizado pela entidade de mesmo nome, liderada por Ricardo Bochiccio (ex-Dirigente da FUPE), o campeonato já conta com equipes da USP desde a sua estreia, caso do Direito, Farmácia e FEA.

Calendário esportivo

JUP

Quando: De maio a novembro
Como: 1a fase de grupos; 2a fase eliminatória. Há divisão entre Atléticas e Ligas
Modalidades: coletivas de quadra, futebol, judô, jiu-jitsu e skate

CUP

Quando: De maio a julho
Como: 1a fase de grupos; 2a fase eliminatória. Há divisão por séries (ouro, prata e bronze)
Modalidades: coletivas de quadra, badminton, baseball, futebol, judô, jiu-jitsu, rugby e softbol

NDU

Quando: De maio a julho
Como: 1a fase de grupos; 2a fase eliminatória. Não há divisão por séries e atletas federados podem participar
Modalidades: coletivas de quadra e futebol

Errata
Diferente do publicado na edição impressa, o NDU não é dividido por séries e atletas federados podem competir. O texto do site já está corrigido.