Alunos do Audiovisual criam série de TV

Jovens passam por situações de humilhação em 3% (foto: Divulgação)

Alunos do curso de Audiovisual da Escola de Comunicações e Artes (ECA) criaram o piloto de uma série de TV chamada 3%. O projeto participou de uma seleção para obter patrocínio, promovido pelo Ministério da Cultura, por meio de do programa FICTV/Mais Cultura.

Com uma vasta equipe (entre os atores, são mais de 120 pessoas), a série contou com criação e roteirização de Pedro Aguilera, Dani Libardi, Daina Giannecchini, Ivan Nakamura e Jotagá Crema, alunos do quinto ano de Audiovisual. Segundo Crema, a série “mostra um mundo onde a competição por trabalho está institucionalizada em um processo cruel em que apenas 3% dos jovens podem ser bem sucedidos”.

Entre os momentos enfrentados pelos candidatos, estão situações limites de humilhação, medo e estresse.

Cenário futurista

O projeto contou com o apoio e consultoria das produtoras Maria Bonita Filmes e Moonshot, responsável pela série 9mm, que retrata o cotidiano de policiais em São Paulo. Para Crema, o apoio dos profissionais dessas produtoras ajudou a dar maturidade ao projeto e trouxe aprendizado para todos os envolvidos na produção.

O mundo imaginado pelos criadores de 3% é um futuro bipolarizado e autoritário, controlado por elites intelectuais, semelhante às histórias imaginadas por Aldous Huxley e George Orwell. Crema explica que a série retrata um universo estranho, mas não hightech como esperado no gênero de ficção científica: “é um visual industrial, que poderia ser do passado ou do futuro, que traz uma carga atemporal para a série, ressaltando seu caráter universal”.

Embora não tenham ganho o patrocínio do Ministério da Cultura, os produtores não pretendem desistir da produção dos 13 episódios que compõem 3%. No momento, os alunos estão envolvidos em projetos paralelos, entre eles a criação de um longa-metragem.