Assembleias da Adusp e do DCE decidem apoiar reivindicações do Sintusp

Greve/2010A Associação dos Docentes da USP (Adusp), em assembléia nesta terça-feira (13 de maio), decidiu manter o apoio que vem dando à greve dos funcionários promovida pelo Sindicato dos Trabalhadores da USP (Sintusp). A assembléia, que contou com 19 docentes, deliberou sobre as propostas que a Adusp pretende apresentar na reunião do Fórum das Seis, que reúne docentes e funcionários da USP, Unicamp e Unesp. O Fórum será realizado amanhã, no Sindicato dos Trabalhadores da Unesp, localizado na Praça da Sé.

Os professores reunidos defenderam unanimemente o direito de greve dos funcionários e decidiram produzir um documento a ser encaminhado para o reitor da USP, João Grandino Rodas, apresentando apoio à extensão de aumento de 6% aos funcionários, além de indicar uma possível renegociação salarial em outubro, quando o Conselho dos Reitores das Universidades Estaduais de São Paulo (Cruesp) irá divulgar a reavaliação do orçamento das universidades.

O Sintusp também reuniu cerca de 40 representantes para definir diretrizes de discussão no Fórum das Seis. Segundo Magno de Carvalho, o sindicato pretende pedir que o Fórum se posicione contra o que ele considera como “um ataque ao direito de greve” promovido pelo atual reitor da USP. Foi acertado também que será mantida a defesa da isonomia salarial.

Cerca de 250 estudantes reunidos em assembléia realizada ontem (12 de maio) no prédio da História e Geografia também se manifestaram em defesa do direito de greve dos funcionários. Na reunião ficou igualmente sinalizado um indicativo de greve dos estudantes, que será decidida em nova assembléia a ser realizada no dia 20 de maio. O DCE também participará do encontro do Fórum das Seis.