Medicina pode voltar à elite em oito modalidades

A Medicina não disputou a Copa USP em 2009 por perder o prazo para a inscrição das equipes. De volta à competição em 2010, ela teve de competir na série Laranja, espécie de 2ª divisão, em todas as modalidades. Após a fase de grupos, a faculdade está em oito semifinais e apenas no futebol de campo não tem mais chance de voltar à série Azul.

Se não cometesse o erro na última edição da Copa USP, apenas o futsal e o basquete masculino jogariam a série Laranja em 2010. No basquete, a Med enfrenta a EACH para garantir a vaga após três vitórias arrasadoras na fase de grupos (71 a 20 na FAU, 79 a 6 contra a Enfermagem e 64 a 38 sobre o Direito).

A missão deverá ser mais complicada no futsal. A equipe venceu apenas a RI, por 6 a 0 e empatou as partidas contra Vet (1 a 1) e EACH (2 a 2). A fraca campanha fez com que a Med precisasse passar pela Psico nas quartas de final, por 3 a 0. Na semifinal, a equipe enfrenta o IME, que vem embalado pelas vitórias contra Enfermagem (8 a 1), Física (4 a 1) e FAU (9 a 1).

Acesso negado

A série Laranja do futebol de campo é a única modalidade que já tem definidos os dois classificados à série Azul. Como só cinco faculdades estavam na disputa (Bio, ECA, Física, Med e FAU), a definição ocorreu em um grupo, com jogos entre todas as equipes e as duas primeiras classificaram-se para a final, mas já com vagas garantidas na série Azul. Restando apenas a partida entre Med e Física, a Bio já estava classificada. Uma vitória garantiria a Med na série Azul. O empate ou uma vitória da Física, já eliminada, daria a segunda vaga do acesso à ECA. No sábado (12), o jogo foi equilibrado, com pouca criação por parte das duas equipes. No entanto, as melhores chances de gol, principalmente no segundo tempo, foram da Física. Mesmo sem pretensões na Copa USP, a equipe marcou com Yadyr Neto, que entrou no segundo tempo, teve chances de ampliar e venceu por 1 a 0, eliminando a Med.

“Como a gente já estava desclassificado, o técnico deu chance para os reservas, entramos mordendo’ para conquistar vaga no time”, disse Neto. Curiosamente, ao final da partida os jogadores da Física não entoaram o nome da faculdade e optaram pelo grito “1, 2, 3: ECA”, uma alusão à principal beneficiada pelo resultado.

Decisões na Copa USP

  Série Azul Série Laranja
Basquete Masc. Poli x IME
EEFE x Geologia
Med x EACH
FEA x Direito
Basquete Fem. ECA x IME
Poli x EEFE
Física x Direito
Med x Vet
Futsal Masc. FEA x Bio
EEFE x ECA
IME x Med
Direito x EACH
Futsal Fem. FAU x Farma
EEFE x FEA
Med x Direito
EACH x ECA
Handebol Masc. EEFE x FEA
Poli x IME
EACH x Vet
Med x Farma
Handebol Fem. EEFE x FFLCH
Poli x FEA
Direito x FAU
Farma x Med
Vôlei Masc. Química x EACH
IME x FEA
Med x Odonto
EEFE x Direito
Vôlei Fem. EEFE x Poli
FAU x ECA
Odonto x IME
Med x FFLCH
Futebol Campo Poli x EACH
EEFE x FEA
ECA x Bio
(final*)
*A modalidade não possui semifinal.