Moradores do Crusp invadem Bandejão e retiram alimentos

Greve/2010Estudantes da moradia da USP entraram esta madrugada nas dependências do restaurante universitário e retiraram os alimentos ali armazenados. Numa operação que durou cerca de uma hora e meia, as caixas passavam de mão em mão por mais de 60 estudantes organizados em forma de corrente, transportando os alimentos até a sede da Associação de Moradores (AmorCrusp).

Uma reunião que teve inicio às onze horas da noite de ontem na sede da Associação, convocada para discutir o problema da não distribuição de alimentos nas duas últimas semanas, acabou por levar a cabo a decisão da última Assembleia de Moradores de saquear o restaurante caso a quantidade de alimentos repassados continuasse a ser insuficiente. Durante a reunião também foi levantada a possibilidades de ocupar a administração da Coseas, mas por fim decidiram priorizar a obtenção imediata dos alimentos.

Frustrados na tentativa de entrar pelo portão principal, os estudantes forçaram parte da cerca com chutes e pulos e quebraram o cadeado de uma das portas com o auxilio de uma marreta. Não houve intervenção da guarda universitária, que se manteve a distância. Durante os períodos de greve, são repassados semanalmente à Associação de Moradores pela Coseas os alimentos a serem distribuídos entre os moradores. As reclamações da insuficiência na quantidade de alimentos foram se agravando desde o inicio da greve e as estimativas das necessidades nutricionais por morador feitas pela entidade foram fortemente questionadas.

“No bandejão nunca tem pêssego”

A singela declaração “no bandejão nunca tem pêssego”, de uma moradora que preferiu não se identificar, traduz a surpresa dos estudantes diante de alguns itens encontrados e  que dizem serem estranhos ao cardápio do Restaurante Universitário, caso dos iogurtes e  pequenos chocolates distribuídos entre eles ao fim do mutirão.

A grande quantidade de alimentos, que inclui itens perecíveis, deve ser distribuída aos moradores ainda hoje ao longo do dia na sede da Associação.

Alimentos retirados do Bandejão e armazenados na Associação de Moradores (foto: Márcia Scapaticio)