Moradores invadem bandejão e redistribuem alimentos

Foram entregues 8,7 toneladas para moradores e estudantes; Coseas nega interrupção na entrega dos mantimentos

Distribuição de alimentos pela AmorCrusp se alongou das 23h às 3h da manhã (foto: Márcia Scapaticio)

Há uma semana sem receber os alimentos da Coseas, (Coordenadoria de Assistência social), moradores do Crusp entraram na madrugada do dia 11 nas dependências do restaurante universitário e retiraram os alimentos ali armazenados. A ação foi decidida em assembleia, convocada na quinta (10), por cerca de 70 estudantes.

A Associação de Moradores do Crusp (AmorCrusp) diz que não houve contato para a retirada dos alimentos, como vinha ocorrendo nas quatro distribuições anteriores. Ela ainda acrescentou que a decisão de invadir o bandejão, caso a quantidade repassada continuasse a ser insuficiente, já havia sido aprovada numa Assembléia de Moradores em maio.  A Coordenadoria divulgou nota afirmando ter liberado os alimentos na semana de Corpus Christi e que os moradores não compareceram no dia determinado para a distribuição.

Na ação, parte da cerca foi derrubada e o cadeado de acesso aos depósitos quebrado com o auxilio de uma marreta. Durante uma hora e meia, as caixas passavam de mão em mão por mais de 60 estudantes organizados em forma de corrente, transportando os alimentos até a sede da AmorCrusp. Não houve intervenção da guarda universitária, que se manteve à distância.

Desde 2000, são repassados semanalmente para a Associação os alimentos a serem distribuídos. A entidade apresentou ofícios em que solicitava aumento da cota, já que as quantidades liberadas seriam insuficientes para a projeção de 450 moradores feita pela Coseas. Segundo a Associação, mesmo o aumento paulatino nas quantidades de itens básicos como arroz (240Kg; 300Kg; 330Kg; 450Kg) e feijão (120Kg , 150Kg,180Kg, 240Kg) não supria as demandas.

Na sexta-feira (11) os alimentos retirados do restaurante foram entregues a mais de 500 moradores. A distribuição aconteceu das 23h às 3h da madrugada.

Com base na lista de itens distribuídos por morador, a Associação calculou que foram entregues cerca de 8,7 toneladas de alimentos, suficientes para as próximas duas semanas.

Errata
O texto da edição impressa utilizou a unidade incorreta ao tratar da quantidade de alimentos entregues. A informação já foi corrigida no site.