Ocupação em São Carlos deve continuar durante as férias

Marcada inicialmente para esta quarta-feira (30), uma reunião do Conselho Gestor do Campus de São Carlos foi cancelada e só deve acontecer no dia 25 de agosto. O encontro era tido por alunos que ocupam a Coordenadoria do Campus (CCSC) como uma possível via de solução do impasse antes das férias. Os manifestantes esperavam que a reunião selasse um acordo para a principal reivindicação dos alunos: a volta da paridade no processo seletivo de ingresso no alojamento.

Segundo os ocupantes, o cancelamento da reunião visa evitar o debate, já que ocorreu no mesmo dia em que apoiadores da ocupação foram eleitos Representantes Discentes, cargos com direito a voz nessas reuniões.

Por meio de sua assessoria, a CCSC justificou que o encontro foi cancelado porque “não havia assuntos urgentes em pauta, e a data coincidiu com o período de férias de grande parte dos membros”. A pauta, de acordo com a coordenadoria, não trataria da ocupação.
Em fevereiro deste ano, o Conselho Gestor do Campus foi responsável por invalidar a participação de alunos e professores no processo de escolha de novos moradores do alojamento, seguindo parecer da Consultoria Jurídica, que aponta ilegalidades na seleção.

A decisão gerou impasse entre a coordenadoria e moradores do alojamento, que ocupam o prédio do órgão há mais de um mês. Enquanto os manifestantes pedem uma reunião para negociar, a CCSC continua condicionando o diálogo à desocupação.

A coordenadoria está ocupada há mais de um mês (foto: Mariana Midori)

Ocupação nas férias

A CCSC diz ainda esperar que, com as férias, “os alunos desocupem o prédio, considerando que as mudanças realizadas na seleção de moradia visaram apenas à regularidade do processo”.

Os estudantes prometem manter a ocupação durante as férias. “Se for necessário, a gente faz escala para manter a ocupação, mas a gente continua aqui até resolver”, diz Camila Cintra, moradora do alojamento.

Listas

Após duas aberturas de inscrição do novo processo seletivo, o número de pleiteantes não atingiu o total de vagas disponíveis: foram 147 inscritos para 192 vagas. Ainda assim, a CCSC afirma que o processo já está na segunda fase.

Uma lista produzida paralelamente pelos estudantes teve número superior de inscritos e o processo foi concluído dentro do prazo, com 192 aprovados e 109 na lista de espera para vaga na residência estudantil. A CCSC se recusa a legitimar a lista. O prazo para a concessão de benefícios termina nesta semana.