Servidor encara saga para obter atestado médico

Reginaldo é funcionário da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia do campus da USP. Ele sofre de bronquite e, por isso, na última semana teve de ir ao médico de seu plano de saúde. Mesmo com o atestado do hospital particular em que se consultou, Reginaldo ainda terá mais uma etapa para ter seu atestado reconhecido pela USP: ir ao Hospital Universitário e efetuar o que todos chamam de ‘troca’ de atestados.

Tal medida é necessária já que, desde 1996, regras da USP exigem que, para ser reconhecido, o atestado médico apresentado pelo servidor deve ser da rede pública de saúde. Na prática, o que ocorre hoje é que o funcionário perde ao menos um período de seu dia de trabalho para ir ao médico e outro para ir ao HU. A situação é ainda pior para quem não trabalha na cidade universitária, como acontece com funcionários da Faculdade de Direito, de Medicina e outros. A distância entre o HU e a EACH, por exemplo, é de mais de 24 km.

Por telefone, o departamento pessoal da Faculdade de Medicina, assim como de outras unidades, informa que o procedimento é padrão e que, no HU, o funcionário é submetido a uma nova avaliação médica antes da emissão do novo atestado. A reportagem presenciou, no entanto, que o que ocorre é uma simples troca de documentos, sem que exista uma nova consulta.

Pouco divulgada é a parte da mesma portaria que diz que o Sistema Integrado de Saúde (Sisup) não deve emitir atestados com base em documentos expedidos por médicos particulares, como ocorre. Portanto, segundo a portaria, restaria ao funcionário da USP apenas se consultar na rede pública de saúde e preferencialmente no Sisup para que seu atestado seja reconhecido pela USP e ele não tenha o dia descontado da folha de pagamento.

No HU, funcionários confirmam que a procura por ‘trocas’ de atestados é habitual e constante. Sem se identificar, um funcionário do HU diz que a média é de dez a quinze trocas diárias de servidores de todas as unidades da USP da capital. O serviço ocorre das 13 às 17 horas.