Adusp repassa verba a servidores em greve e provoca dissidências

Greve/2010Na última assembléia realizada pela Associação dos Docentes da USP (Adusp), em 17 de junho, a deliberação de maior impacto foi uma doação ao Fundo de Solidariedade dos funcionários da USP. A decisão da Associação de repassar aos grevistas o valor correspondente a 6% de sua arrecadação líquida no mês de maio provocou o desligamento de pelo menos dois professores até a última sexta-feira, dia 25.

Um deles, José de Paula Ramos Jr., da ECA, diz que a decisão de se desvincular da Adusp é “totalmente pessoal”. O professor afirma não questionar a validade da assembléia, que a seu ver é soberana. Mas resolveu se desligar da entidade por não concordar com a doação que favorece os grevistas.

“Discordo completamente da maneira endêmica como a greve vem se apresentando. Que fique bem claro que sou a favor do direito de greve, que é um direito garantido pela constituição. Mas do jeito que está sendo feita traz um prejuízo enorme para os alunos: não ter bibliotecas abertas em pleno período de provas? O que está acontecendo também é a depredação do patrimônio público (…)”, diz de Paula.

Por outro lado, a 1ª vice-presidente da Adusp, Suzana Salém, afirma que a decisão da assembléia pela contribuição teve como único objetivo oferecer uma ajuda emergencial aos servidores que tiveram seus salários cortados, “um ato de extrema violência, que fere o direito de greve”, diz. “Gostaríamos que quem fosse contrário participasse das assembléias para expor os seus motivos”, completa.

Adusp oferece apoio a grevistas após corte de ponto (foto: André Lucas)
Segundo a docente do Instituto de Física, a Adusp preparou uma carta direcionada aos professores dissidentes na qual lamenta a desfiliação e explica a decisão a favor dos funcionários em greve. “É muito importante deixar claro que o valor arrecadado foi repassado diretamente para o Fundo de Solidariedade dos funcionários, uma conta que é independente da diretoria do Sintusp”, afirma. A carta também faz um resumo do informativo produzido após a assembléia do dia 17.

Suzana Salém informa que a fonte dos rendimentos da Adusp é a mensalidade paga pelos professores, associados voluntários da entidade. A contribuição de cada docente corresponde a menos de 1% de seu salário bruto. Esta primeira arrecadação para o Fundo de Solidariedade, por sua vez, correspondeu a 6% do montante recolhido pela entidade no mês de maio. “O percentual é simbólico, representa o que foi reivindicado pelos funcionários, ou o mesmo que foi repassado aos professores. Deliberamos que outra doação será objeto de análise”. Uma próxima assembléia ainda não está marcada.