Alunos propõem ideias para o campus

A Coordenadoria do Campus da Capital (Cocesp) pretende apoiar projetos sustentáveis de alunos, ex-aluno, funcionário ou professores da USP, por meio do novo Programa de Pesquisa e Experimentação sobre Sustentabilidade para o Campus (ProPESC).

O ProPESC possui quatro projetos em andamento. Os protótipos finalizados do PedalUSP, projeto de compartilhamento de bicicletas, foram apresentados pela primeira vez no TEDxUSP. A ideia, dos estudantes de engenharia mecatrônica da POLI, Maurício Matsumoto e Maurício Villar, foi apoiada pelo Cocesp, por meio de financiamentos, fornecimento de informações e disponibilização de contatos de possíveis patrocinadores. Para Matsumoto, o ProPESC é ideal para propostas de experiências aplicáveis ao campus , já que não se trata de uma administração pública inatingível. Na semana dos dias 23 a 27 de agosto, os protótipos estarão em exposição nos pontos de maior fluxo de pessoas, como Bandejão Central, FFLCH e Cepeusp, entre 8h e 16h, para que sejam avaliados pelo público (veja datas).

Maurício Villar e os protótipos finalizados do PedalUSP (foto: Raissa Pascoal)

Em complementação a projetos como o PedalUSP, os alunos Marcelo Machado, João Tavares, Hanokh Yamagishi e Mauricio Watanabe Ribeiro, da Poli, realizaram uma pesquisa de campo para levantar a demanda de infraestrutura para bicicletas no campus. Foi aplicado um questionário a ciclistas em relação aos hábitos de uso da bicicleta, como a frequência de viagens por semana, as rotas e destinos dentro da USP, a existência de bicicletários nas unidades do campus, entre outros. A partir dos dados coletados, foram propostas quatro ciclo faixas, baseadas na demanda existente atualmente na USP. Segundo Watanabe, após visitas em todas as unidades para a avaliação dos bicicletários e da infraestrutura necessária, um dos itens de maior preocpação foi a falta de bicicletário no prédio da Física, local de grande movimento, principalmente em função do Bandejão, onde foram observadas bicicletas amarradas nos postes e corredores.

Foi através do ProPESC também que os estudantes de Engenharia Civil Rafael Stucchi, Tom Buser, Iara Paiva e Leandro Teixeira conseguiram financiamento da Cocesp para realizar a pesquisa que ocorreu nos dias 17 e 18 de agosto, em circulares do campus. Com as informações coletadas, o grupo espera traçar um panorama do transporte público da USP e de seu entorno e propor as melhorias necessárias, seja em relação ao aumento da frota, à mudança no itinerário ou às alternativas de gestão, que poderão ser aplicadas ao campus futuramente.

Outro projeto apoiado pelo ProPESC é o Sistema Integrado de Transporte Sustentável (SITS), desenvolvido pelos alunos Adriano Carezzato, Bruno Peruchi, Filipe Junqueira e Thadeu Hiroshi Ferraz, da Poli. O projeto consiste em um portal na internet, que abrigará informações sobre mobilidade dentro do campus, com ênfase na divulgação do sub-sistema de transporte solidário, as caronas.

A ideia central do projeto é a criação de uma rede social para a formação de um sistema de caronas. Seria feito um cadastro de rotas e hábitos de transporte, além da disponibilização de um mapa virtual, que informaria os pontos de oferta e demanda de caronas dentro do campus. Segundo Thadeu Ferraz, o projeto conta com parcerias dentro e fora da USP, tendo como objetivo a expansão para outros campus e até mesmo como alternativa sustentável para a cidade.

Ainda há a previsão de criação de um hotsite do ProPESC que possibilite uma maior interação entre os estudantes inscritos. Outra proposta que está em análise é a criação de áreas temáticas específicas de interesse de empresas públicas e privadas, como novos projetos de geração energia, por exemplo. Nesse caso, as propostas não precisariam esperar por recursos, já que o financiamento seria bancado pelas próprias empresas.

Demonstração do PedalUSP

• 23/08/2010 (segunda-feira) – Poli – Biênio (entre os anfiteatros)
  • 24/08/2010 (terça-feira) – FFLCH – História e Geografia (vão de entrada)
  • 25/08/2010 (quarta-feira) – Bandejão Central