ECA rediscute grade dos cursos no Forum da Graduação

Os cursos de graduação da ECA passam por uma reestruturação. As grades curriculares não eram revisadas formalmente há 40 anos. Nos últimos meses, cada um dos oito departamentos discutiu propostas de mudanças, novos currículos e atualizações de disciplinas. Os planos foram apresentados na segunda etapa do Fórum de Graduação, que ocorreu nos dias 12 e 13 de agosto. O Fórum foi aberto a toda ECA, mas contou com pouca participação tanto de alunos quanto de professores.

Uma das questões que mais se destacou foi a falta de integração entre os departamentos da ECA, principalmente quanto a recursos, como os laboratórios, e a disciplinas. “Nunca houve de fato um entendimento sobre como as artes e as comunicações deveriam se aproximar”, afirma a vice-diretora da ECA, Maria Dora Mourão. Uma maneira para melhorar essa situação é aproveitar as semelhanças entre os cursos – alunos de Artes Plásticas podem aproveitar as disciplinas sobre artes do curso de Biblioteconomia, por exemplo.

Estabelecer esse contato dentro da ECA é meta em algumas propostas, como a apresentada sobre o CTR (Departamento de Cinema, Rádio e Televisão), no qual está o curso de Audiovisual. Além da intenção de ampliar cooperações com o CAC (Departamento de Artes Cênicas) e o CMU (Departamento de Música), o CTR pretende fazer com que as disciplinas teóricas e práticas caminhem junto. Representante do CTR na Comissão de Graduação, Eduardo Mendes preocupa-se em pensar o curso de Audiovisual para as novas mídias. Sobre isso, Mendes diz que a ECA deveria andar na frente, não correr atrás.

É desigual o desenvolvimento das discussões em cada departamento. No CBD (Departamento de Biblioteconomia e Documentação), as mudanças no curso de Biblioteconomia são discutidas desde 2006. Entre as idéias estão o estabelecimento da tutoria e do Bacharelado interdisciplinar em informação e cultura. Durante o Fórum, as propostas apresentadas foram elogiadas por professores de outros departamentos.

Alguns cursos têm propostas de novas grades curriculares, como é o caso da Editoração. Já para os cursos de Publicidade e Propaganda e de Relações Públicas, há a previsão de que novos currículos sejam implementados em 2012. A apresentação do Jornalismo no Fórum mostrou que as discussões sobre o curso não estão avançadas. “O curso de Jornalismo está muito atrás de todos os outros. E vai ter que fazer um esforço para correr atrás”, afirma Maria Dora. Apresentadas no Fórum, as propostas dos alunos do curso não foram debatidas com os docentes.

Apresentada no Fórum, a Educomunicação, novo curso da ECA, terá início em 2011. O curso pretende formar professores, consultores e pesquisadores que trabalhem na convergência entre mídia e educação. A proposta é formar um curso com o apoio da FE-USP e dos outros departamentos da ECA. Ismar Soares, responsável pelo lançamento da Licenciatura em Educomunicação da ECA, destacou que o curso não é iniciativa de apenas um departamento isolado.

Apesar do público pequeno, muitos professores aprovaram o Fórum e as discussões levantadas. “A ECA está num momento de promover mudanças e o Fórum está colaborando para isso”, diz Arlindo Ornelas Neto, presidente da Comissão de Graduação da ECA. O diretor Mauro Wilton destaca que é preciso que as reuniões dos departamentos continuem: “não podemos deixar a discussão esfriar.” “O Fórum conseguiu mostrar que a discussão está andando”, completa.