Evento estimula ideia e ação

Público interage durante o coffee break (foto: Raissa Pascoal)
Organizado de forma independente, o TEDx segue o lema do TED, organização sem fins lucrativos criada em 1984, devotada a “ideias que merecem ser espalhadas”. Os palestrantes contam suas experiências de vida em cerca de 18 minutos, na esperança de promover mudanças através do conhecimento.

O TEDxUSP ocorreu no dia 7 de Agosto no auditório da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU). Primeiro TEDx universitário do Brasil, procurou estimular as pessoas, principalmente os estudantes, a pensar de forma crítica e inovadora. “De uma maneira ou outra, dentro da USP, o pessoal não fica inspirado. Os professores não falam com o brilho nos olhos”, explica Alexandre Veiga, estudante do 4º ano de Administração na Faculdade de Economia e Administração (FEA) e curador do evento.

Para tanto, foram escolhidos 14 palestrantes das áreas de exatas, biológicas, artes e comunicação que tiveram passagem pela USP, como o jornalista Juca Kfouri e o curador da Bienal de São Paulo Agnaldo Farias.

A organização contou com a parceria da Coordenadoria do Campus da Capital (Cocesp), através do Programa de Pesquisa e Experimentação sobre Sustentabilidade para o Campus (ProPESC), que nasceu com o intuito de fazer da Cidade Universitária um “campo de prova”.

Dado o sucesso dessa edição do evento, a organização do TEDxUSP espera realizá-lo novamente no segundo semestre do próximo ano.