Habemus ombudsman

Você sabe o que é um Ombudsman? A palavra vem do sueco, e significa representante do cidadão. No jornalismo é o termo que designa a pessoa responsável por representar os leitores dentro do próprio jornal, fazendo uma conexão maior entre público e veículo.

A cada semestre a equipe do Jornal do Campus se renova, assim como o seu Ombudsman. Neste semestre, o JC convidou o jornalista Leonardo Sakamoto para exercer este cargo até novembro. E a partir da próxima edição, ele escreverá nesta seção do jornal fazendo uma análise crítica do trabalho do JC.

Sakamoto é coordenador da ONG Repórter Brasil, atua na Comissão Nacional para a Erradicação do Trabalho Escravo, e já trabalhou cobrindo problemas sociais brasileiros em diversos veículos de comunicação.

O seu campo de atuação é na defesa do Direitos Humanos, Conflitos Internacionais e Política. Já fez trabalhos relacionados a este tema no Brasil, Timor Leste, Angola e Paquistão. Alguns deste trabalhos lhe renderam prêmios como o Prêmio Vladimir Herzog e o Prêmio Ethos de Jornalismo.

Atualmente, ele escreve em seu próprio blog e é professor na PUC – São Paulo. Além disso já lecionou na ECA-USP, onde também se formou em jornalismo, antes de fazer mestrado e doutorado em Ciência Políticas na mesma Universidade.

O Jornal do Campus convidou Sakamoto para o cargo de Ombudsman devido a sua grande experiência na profissão. Além de já ter sido Ombudsman do jornal anteriormente, podendo assim comparar a evolução e a adequação do veículo, em relação a nova realidade jornalística.