Seleção USP: nossa ilustre desconhecida

Apesar de pouco conhecidas, as seleções da USP carregam o nome da Universidade e já nos trouxeram muitos títulos.

As seleções da USP não são perenes e jogam diversas modalidades: vôlei, handebol, futebol, futsal e basquete. A convocação dos atletas e o início dos treinos só acontecem entre os meses de julho e novembro, período em que ocorre o único campeonato de que os times participam. “O nosso objetivo era manter a seleção treinando o ano inteiro, mas falta dinheiro e pessoal”, afirma Thalita Marassato, secretária geral da LAAUSP (Liga Atlética Acadêmica da USP), órgão responsável pela estruturação de todas as equipes.

A Liga é responsável por contratar técnicos, organizar campeonatos internos e externos da USP, além de auxiliar todas as Associações Atléticas do campus. Quanto aos técnicos das seleções, a instituição costuma dar prioridade a técnicos que já trabalham na Universidade. Normalmente, são eles que observam os treinos e indicam atletas para a convocação.

Dessa convocação primária – cerca de 400 alunos –, a maioria não participa dos jogos. Parte dos jogadores escolhidos não possui nível para jogar pela seleção ainda, e entra apenas como convidado. Para os outros, são feitas diversas “peneiras” durante os treinos até se chegar à equipe completa.

Apesar da seletividade, são muitos os casos de atletas escolhidos que não comparecem aos treinos. “É muito triste, tem pessoas que são convocadas e não valorizam”, diz Thalita. Para ela, é a falta visibilidade da seleção dentro da USP que acaba desmotivando os atletas.

Marcos André Guerra, conhecido como “Olinda”, é presidente da LAA-USP e diz que rivalidades entre jogadores também criam desistências dentre os convocados: “Infelizmente isso é muito comum, alguns não sentem vontade ou têm rixas com outros atletas”.

Thalita explica que as seleções têm preferência na escolha de quadras, mas os treinos ocorrem de noite para evitar os horários mais concorridos. De acordo com Tamara Jucá, membro da equipe de vôlei feminino há quatro anos, tal escolha obriga participantes que estudam de noite a optar entre os treinos ou as aulas.

Nos últimos três anos, as seleções só participaram do JUP – Seleções (Jogos Universitários Paulistanos) e da Copa Unisinos. A última participação no JUP aconteceu em 2008, e neste ano a previsão é de que nenhuma equipe da Seleção Laausp participe. “Nós temos uma seleção para UM campeonato”, diz o presidente.

Já a Copa Unisinos – realizada em faculdade homônima, no Rio Grande do Sul – acontece todo ano e é interessante por incluir faculdades da região sul e de países vizinhos como Uruguai e Chile. Outra curiosidade são os esportes pouco comuns que fazem parte de algumas edições, como skateboard e xadrez.

Também já existiu o Torneio Universidade de São Paulo (Tusp), o único no qual as seleções da USP enfrentavam as de outras faculdades em quadras e campos uspianos. Mas o campeonato deixou de existir em 2006, por falta de verba. Atualmente, Olinda diz que seria possível recuperar a competição, mas devido ao mau estado das quadras cobertas da USP, é inviável sediar um campeonato tão grande como esse.

A Laausp

Desde 2006, as gestões da LAAUSP não estão regularizadas de acordo com a Lei 9.615/98 (a “Lei Pelé”). Mas já se trabalha para normalizar a situação desde o ano passado, e o presidente acredita que o problema será solucinado até o fim do mês.

É necessário que o órgão se adeque à Lei Pelé para que possa entrar na Lei de Incentivo ao Esporte (da qual a Atlética da Faculdade de Direito da USP já é beneficiária). Para os dirigentes, a verba atual é muito limitada e a renda pública poderia possibilitar treinamentos para as seleções durante o ano todo.

No momento, a entidade se auto-sustenta. As taxas pagas pelos jogadores para participar da Copa Unisinos, a fabricação de carteirinhas e as inscrições em campeonatos, como Jogos da Liga e Copa USP, constituem toda sua fonte de renda. A USP às vezes ajuda, mas sua última contribuição não foi suficiente para custear nem um dos ônibus utilizados para levar os jogadores à Copa Unisinos.

Errata
A princípio, nenhuma equipe da Seleção Laausp participará a competição JUP – Seleções. O texto já foi corrigido no site.