Atividades dos alunos discutem política

Debates e mesas-redondas com representantes de partidos políticos tem o objetivo de estimular o voto consciente

À medida que as eleições se aproximam, crescem os debates e manifestações sobre a política brasileira. A multiplicidade de informações correntes faz com que muitas entidades estudantis se proponham a informar os alunos sobre o contexto político que vivemos, estimulando o voto consciente. Com este objetivo, vêm sendo promovidos vários eventos nas últimas semanas.

O Centro Acadêmico Visconde de Cairu (CAVC), da FEA, é uma das organizações que tem se mobilizado em torno do tema. Em agosto, a Semana Política trouxe representantes do PV, PSDB, PSTU, PSOL e PT. “Procuramos ser o mais imparcial possível, até para desconstruir o preconceito que se tem em relação à FEA como direitista. Convidamos os quatro partidos mais expressivos nas pesquisas e demos espaço também ao PSTU, que manifestou intenção de participar”, diz Ken J. Komiya, membro da Diretoria de Projetos Socioculturais do CAVC. A média de público ficou em torno de 70 pessoas.

CAVC, da FEA, promoveu debate com alunos (foto: Arquivo FEA)

Um assunto recorrente nas perguntas dos alunos foram os valores ideológicos de cada partido, nem sempre claros durante a campanha. A questão também foi abordada numa das edições do FEA Debate, evento que reúne os estudantes na discussão de temas polêmicos. Os últimos dois encontros se relacionaram às eleições, abordando a propaganda eleitoral e a corrupção.

“Concepção política com liberdade”

Foi também em agosto que as atividades planejadas pelo Centro Acadêmico XI de Agosto, da Faculdade de Direito (FD), começaram a se realizar. A Semana do XI, sempre com viés político, voltou-se para as eleições. A Diretora de Cultura do CA, Maria Fernanda Monteiro, conta que houve debates com representantes de vários partidos e uma roda-viva com o vice na chapa de Dilma Rousseff, Michel Temer.

Semana do XI, da FD, espalhou cartazes com propostas de candidatos (foto: Marina Pastore)

Além disso, cartazes com as propostas dos presidenciáveis foram espalhados pelo pátio da faculdade. Segundo Stephanie Samaha, da Coordenadoria Político-Social do CA, o objetivo foi esclarecer o perfil de cada candidato, além de acompanhar as pesquisas. “Quisemos dar subsídios para que os alunos formem sua própria concepção política com liberdade”. Deverá ocorrer ainda uma roda-viva com o presidenciável do PSOL, Plínio de Arruda.

As iniciativas também foram para fora das arcadas. Em parceria com organizações como o Instituto Brasil Verdade e o Movimento Voto Consciente, criaram o site Ficha Pública.org, no qual os candidatos a deputado federal e estadual por São Paulo respondem a um questionário divulgado aos internautas. “Todos os candidatos cadastrados têm uma senha própria e só eles podem responder ou alterar suas respostas,” explica Maria Fernanda. Segundo ela, todos os partidos contatados aceitaram participar, embora só haja por volta de 40 cadastrados.

Outras Iniciativas

Uma entidade que também vem se mobilizando é o DCE, que organizou uma série de sabatinas com os presidenciáveis. A primeira, com Plínio de Arruda, aconteceu dia 16. Para as próximas semanas, estão marcados encontros com representantes do PSTU, PV, PT e PSDB.

Há ainda outros eventos que, embora não diretamente ligados às eleições, discutem a política do país. É o caso da Semana dos Movimentos Sociais, realizada na ECA entre os dias 20 e 24 de setembro. A programação inclui atividades e debates sobre o movimento negro, os movimentos sociais urbanos e rurais e sua criminalização.