Atleta é banido dos JUP por apologia ao crime organizado

Camisa usada por aluno ao invadir a quadra (foto: Marcela Gonsalves)
O atleta Wellington Oliveira, da equipe de futsal da FFLCH, foi banido dos Jogos Universitários Paulistanos (JUP) por entrar em quadra com uma camiseta que desagradou a organização. Ela trazia a inscrição “Viva o crime organizado. Viva a divisão dos bens”. O jogo aconteceu no dia 27 de junho e a Atlética da FFLCH foi notificada da decisão em agosto.

Wellington interpretou a punição como censura e tentou recorrer. Ele diz ser um hábito entrar em quadra com camisas assim. Segundo ele, no dia do jogo o juiz brincou com o assunto. Ele não nega a apologia ao crime, mas contesta: “Minha intenção era chocar”.

Alessandro Carlos, representante da organização dos JUP, discorda de Wellington. Para ele, “não é conveniente para a imagem dos jogos universitários dizeres que incentivam o crime”. Alessandro, presente no dia do jogo, afirma ter orientado um colega da equipe de Wellington para convencê-lo a colocar o uniforme. O jogador nega que a orientação tenha chegado a ele.

A decisão disciplinar foi tomada com base no regulamento dos JUP. Nomesmo jogo foram punidos outros dois atletas por fazerem referência à maconha e desmerecer a Uniban (Universidade Bandeirantes).

O time de futebol do IME também teve problemas com a arbitragem. No jogo do dia 12 de junho um jogador da equipe adversária xingou o assistente Ivan Oliveira dos Santos e não recebeu punição. Ao final da partida, um atleta do IME contestou a arbitragem, indignado com a omissão. Em resposta à reclamação, Ivan teria insultado o time. Questionado sobre o assunto, Ivan disse que sua reação foi negar que a derrota se devia a sua conduta e sim à má atuação do time.