Cursos para todos os gostos

(Ilustração: Daniel Argento)A USP promove vários cursos e disciplinas sobre fotografia dentro e fora da Cidade Universitária. A ECA é a unidade que oferece mais opções para os interessados.

No Departamento de Artes Plásticas, o professor João Musa dá uma Introdução à Fotografia. O aluno põe a mão na massa para desvendar como funcionam seus princípios básicos. Ele ainda oferece disciplinas mais aprofundadas: Processos Fotográficos, em que se produzem ensaios mais elaborados, e Fotografia, que propõe a análise de fotos como narrativa visual.

Também na ECA, o professor Luiz Antunes, conhecido como Luli Radfahrer, dá noções de como captar e manipular a imagem com criatividade e discute as implicações do surgimento dos recursos digitais na disciplina Fotografia Digital.

Atílio Avancini concilia teoria e prática em Fotografia em Editoração e Elementos de Fotojornalismo, passando pela história da arte até os conhecimentos técnicos atuais.

Trabalho final da disciplina Fotografia Digital (foto para a disciplina CRP0422)

No MAC, a pesquisadora Helouise Lima se propõe a analisar a relação entre Fotografia e Arte no decorrer do sec. XX. Além das tradicionais aulas expositivas e seminários, há visitas ao valioso acervo fotográfico do Museu, que conta, por exemplo, com nada menos que fotos de grandes nomes como Cartier-Bresson.

Saindo do campus, o Centro de Preservação Cultural (CPC), localizado na Casa da Dona Yayá, na Bela Vista, realizará a oficina “Artes, ofícios e fotografias”, em setembro. As inscrições já estão encerradas, mas a procura foi tão grande que novas oficinas devem ser promovidas em breve, segundo José Lira, diretor da instituição desde maio deste ano. “A gente está pensando em trabalhar com outros temas”, declarou o idealizador do projeto.

Na Consolação, o Centro Universitário Maria Antonia oferece cursos de fotografia em todos os semestres. Eles são pagos e possuem módulos básico e avançado.

Mais informações:

CPC-USP: www.usp.br/cpc