Liminar atrasa reforma de nova lanchonete

Reforma da cantina do CEPE deve sofrer atrasos; novo projeto inclui espaço de convivência numa área total de 1500 m²

A lanchonete do Centro de Práticas Esportivas está em processo final de abertura de licitação, com um novo projeto arquitetônico realizado pela FAU-São Carlos. A obra, que terá custo médio de R$400 mil, prevê também a construção de um centro de convivência, que ficará sob administração da empresa vencedora do processo licitatório.

Em reunião ocorrida entre a Coordenadoria do Espaço Físico (Coesf), os arquitetos do projeto e a diretoria do Cepe, foram levantados alguns pontos que devem ser adequados para finalizar o edital do projeto. A licitação estará pronta para abertura no começo do ano que vem, porém uma liminar concedida à antiga empresa que administrava a lanchonete impede que novo o processo licitatório seja aberto.

Projeções da nova cantina e do espaço de vivência. Ao lado, detalhe da planta da nova lanchonete (fotos: Pró-Salas/FAU–São Carlos)

Dívidas

Fechada há dois anos, a antiga lanchonete foi administrada pela empresa Phael’s por mais de dez anos. A sua saída, há cerca de dois anos, se deve ao não pagamento das contas, após uma renovação contratual anual. A rescisão do contrato, em 2008, partiu da Universidade, já que a dívida da empresa soma o valor de R$167.383, 99, sendo que R$128.393,72 refere-se à taxa de administração mais multa contratual e R$38.990,27 corresponde ao rateio do consumo de energia elétrica.

Antes da Universidade pedir a cobrança das multas, a Phael’s entrou com um pedido de liminar para que fosse suspensa “a instalação de qualquer empresa no endereço anteriormente ocupado” por ela, pedido esse deferido pela justiça. De acordo com Hamilton de Castro Teixeira Silva, sub-chefe da área de Licitações e Contratos Administrativos da Consultoria Jurídica da USP, a Universidade já contestou essa ação, mas a decisão depende da tramitação do processo no poder Judiciário.

Para Vinicius Becker de Souza, aluno do quinto ano de Ciências Sociais na FFLCH, a antiga lanchonete “quebrava o galho, mas não era boa”. Porém, “depois que saiu, ficou pior. Ela era grande, tinha bastante opção”. Lucas da Cunha Sais, aluno da EEFE, também concorda: “apesar do serviço ser mal-feito, tinha mais opções”.

A atual cantina fica perto da piscina e é administrada pela mesma empresa do estabelecimento no Instituto de Ciências Biomédicas I.

Projeto

O plano arquitetônico da nova lanchonete é de autoria do Pró-Salas, projeto de arquitetura da FAU-São Carlos, criado em 1996. A parceria surgiu através de uma conversa entre o professor responsável Manuel Rodrigues Alves e o diretor do Cepe Carlos Bezerra de Albuquerque.

O Pró-Salas também fez plantas para reformas de outras áreas do centro esportivo, como os vestiários da piscina (também em processo de licitação) e o auditório. A área total de reforma será de 1500 m², já que o projeto prevê a construção de um “lounge” de vivência, um espaço de encontro entre os usuários do Cepe. “A ideia é reformar a lanchonete e fazer áreas de convivência”, explica o diretor, que acredita que não há atualmente um lugar onde as pessoas possam se encontrar e relaxar no Cepe.

A construção dessa nova área abrange parte do gramado onde fica a pista de terra de corrida, que poderá ser desviada. Já a lanchonete deverá funcionar em finais de semana e abrir para o almoço. A obra deve demorar cerca de quatro a cinco meses para ser concluída.

“Acho que uma nova lanchonete já demorou mais do que devia. Se vão abrir a licitação agora, vai demorar mais ainda”, reclama Vinícius. Para ele, o ideal seria “ter mais alguma opção, uma barraquinha, mesmo que fosse na entrada. Porque você sai do treino, você tá com fome e quer comer uma coisa, mas o Cepe fica longe de tudo”.

Com a inauguração do novo restaurante, a pequena cantina que está em funcionamento e que possui contrato anual será desativada.