Políticos celebridades têm pouca atuação na Câmara

Famosos que se tornam políticos não é uma característica exclusiva das eleições 2010. Alguns deles foram eleitos em outros anos, como os artistas Frank Aguiar e Netinho de Paula. Segundo Sylvio Costa, diretor do projeto Congresso em Foco, esses políticos “recebem uma cobertura intensa da imprensa, mas raramente ficam entre os mais atuantes. A Câmara e o Senado são dominados pelos políticos mais experientes”.

O cantor de forró Frank Aguiar é vice-prefeito de São Bernardo do Campo e concorre a vaga de deputado federal nas eleições desse ano. Ele foi eleito para esse mesmo cargo em 2006. Segundo dados do site da Câmara dos Deputados, Frank Aguiar foi autor de 51 projetos de lei e outras proposições entre março de 2007 e dezembro de 2008. Entre eles, está a instituição do Dia Nacional do Profissional da Limpeza e do Dia da Batalha do Jenipapo. Frank Aguiar criou um projeto para permitir a volta dos showmícios para promover candidatos.

Clodovil Hernandez, morto em 2009, foi uma figura polêmica na televisão, o que lhe rendeu quase meio milhão de votos nas eleições de 2006 e o cargo de deputado especialistasfederal por SP. Entre os cerca de 15 projetos de lei feitos por ele, estão o que torna obrigatório o exame de próstata para homens com mais de 40 anos, o que garante imediato atendimento médico, psicológico e social às vítimas de violência sexual e o que institui o Dia da Mãe Adotiva.

Dois de seus projetos tornaram-se normas jurídicas: um assegura direitos morais aos dubladores de obras audiovisuais e o outro permite que enteados adotem o sobrenome do padrasto. Este último foi chamado de “Lei Clodovil”. O ex-deputado também apresentou uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição). Se fosse aprovada, o número de deputados federais seria reduzido para 250, ao invés dos atuais 513. Apesar de Clodovil ter apresentado boas propostas, ele “foi um ‘outsider’ total” e não teve grande protagonismo, afirma Sylvio Costa. Segundo Paolo Ricci, professor de ciência política da FFLCH, na Câmara “tudo se dá por meio da atuação partidária, sendo que os líderes controlam a agenda e os eventuais projetos a serem votados”.

Netinho de Paula fez sucesso como cantor de pagode e como apresentador de TV. Nas eleições de 2008, elegeu-se vereador de São Paulo e foi o terceiro mais votado para esse cargo. Durante seu mandato, criou 16 projetos de lei, sendo três considerados sem relevância pelo projeto Excelências, que faz parte da organização Transparência Brasil. Entre as proposições relevantes está a que estabelece a Semana Municipal de Incentivo ao Livro e à Leitura a ser realizada em todos os meses de abril.

O cantor Agnaldo Timóteo é um dos famosos com mais experiência na política. Foi duas vezes deputado federal pelo RJ, vereador da capital fluminense e, hoje, é vereador de São Paulo. Em seu cargo atual, já foi autor de 43 projetos de lei, sendo que 16 foram aprovados. Do total, o projeto Excelências considera que 20 são irrelevantes. A proposição que cria postos de apoio aos taxistas está entre as relevantes e foi aprovada.

Segundo dados do Congresso em Foco, Frank Aguiar teve 36,5% de faltas nas sessões deliberativas na Câmara em 2008. Em 2007, Clodovil foi um dos sete deputados mais ausentes. Sobre os candidatos famosos, Sylvio Costa afirma que “a sensação que tenho é que as celebridades que se transformam em parlamentares, na maioria dos casos, procuram apenas uma aposentadoria de luxo”.