Por falta de funcionários, restaurante fecha no jantar

Da noite para o dia, o restaurante da Física deixou de servir jantar. Desde dois de agosto, sem avisar os alunos, funcionários ou docentes – nenhuma comunicação prévia ou posterior, os frequentadores do bandejão tem que se dirigir aos outros restaurantes do Campus para comer a noite. O bandejão da Física, que ainda permanece aberto no almoço, servia aproximadamente 800 refeições por dia no jantar.

Os poucos funcionários do restaurante foram os únicos comunicados a serem comunicados sobre o fechamento. A Assistência Administrativa da Física, responsável por transmitir os informes do bandejão, desconhecia o fato. “Fecharam o restaurante à noite? Eu não recebi nenhuma comunicação oficial da Coseas”, afirma a assistente Enza Matteis. A Coseas é o órgão que administra os restaurantes do Campus, ligado à reitoria. Os alunos também comentam a falta de jantar: “Ninguém sabe o que aconteceu. Um dia, eu cheguei para jantar e vi que estava fechado”, afirma Victor Katayama, estudante da Poli.

Razão do fechamento

O motivo da interrupção do jantar, no entanto, fica claro ao conversar com os funcionários do restaurante. “O bandejão fechou por falta de funcionários, simples assim”, disse um dos empregados, que pediu para não ser identificado. A equipe do restaurante da Física sofreu baixas nos últimos tempos devido a licenças, aposentadorias e demissões, sem contratar funcionários para suprir a falta de pessoal. Atualmente, o número de empregados do bandejão é menos da metade do necessário para servir os dois horários de refeições, almoço e jantar, e resultou numa sobrecarga de trabalho para aqueles que permaneceram. Os funcionários tiveram que trabalhar, literalmente, por dois para conseguirem servir as refeições. “Mesmo de manhã é um sufuco”, confessa uma das funcionárias.

Sem contratações e com as queixas dos funcionários, a diretoria da Coseas resolveu fechar o jantar de vez. Com isso, aqueles que trabalham no período noturno são chamados, às 15h30, para reforçar a equipe do bandejão central na organização do jantar que, segundo eles, também sofre de pouco pessoal.

Reforma

O restaurante da Física já estava tendo dificuldades para servir as refeições. Foi feita uma pequena reforma no ano passado para reparar infiltrações que atingiam parte do teto do edifício. Um novo projeto de reforma foi solicitado à Coesf – responsável pelo espaço físico da USP – com o intuito de aumentar a comodidade do bandejão. A área estava mal organizada para recepcionar a quantidade de pessoas que vinha para almoçar e jantar. Segundo a Assistência Administrativa da Física, o projeto prevê a melhoria da distribuição das mesas de refeições, a refrigeração da cozinha e a adequação das saídas de lixo para evitar contato com a área de alimentos.

O projeto estaria em andamento se não fosse o atraso da burocracia universitária, que resultou na desistência da empresa vencedora para realizar a reforma. Com isso, um novo edital foi convocado, sem data para ser finalizado. Não há, tampouco, previsão para a contratação de novos funcionários para o restaurante da Física.

A coordenadoria da Coseas foi procurada para comentar o caso, e não quis dar declarações.

Bandejão da Física fechado às sete da noite (foto: Patrícia Chemin)