Terça é dia de foto na FAU

(Ilustração: Daniel Argento)Toda terça-feira um grupo de estudantes se encontra na FAU para falar sobre fotografia. Não por obrigação, mas por paixão. Criado em dezembro de 2008, o Camerada tem o objetivo de fazer os participantes trocarem conhecimentos mesmo sem professor. (veja também a galeria de fotos do Camerada.)

Segundo Debora Motoki, estudante do 3º ano de Design e uma das integrantes do Camerada, o grupo tem o hábito de assistir a documentários, organizar saídas fotográficas e até pequenos workshops com quem entende um pouco mais do assunto. “A troca de conhecimentos é muito interessante por estarmos num patamar similar. Todos falam numa mesma linguagem e a liberdade é muito maior”, declara.

Atualmente o grupo organiza uma saída fotográfica com o tema “Sonhos”. O intuito é vender as fotografias e conseguir dinheiro para montar uma exposição.

Hugo Chinaglia, um dos fundadores do projeto, dá algumas “aulinhas”. Para ele, a FAU deveria oferecer alguma disciplina optativa voltada para a fotografia, já que “uma obrigatória tomaria tempo de outras matérias importantes”, diz. Débora acredita que o projeto é importante para complementar o curso de Design, porque o profissional precisa saber tirar foto, mas o curso não atende essa necessidade.

Por falta de divulgação, apenas alunos da FAU participam do Camerada, mas qualquer interessado pode se juntar ao grupo. Basta frequentar as reuniões que acontecem todas as terças-feiras, às 17h00, no Atelier Interdisciplinar (AI) da faculdade.