BIFE fica mais saboroso na 11ª edição

O BIFE engordou e ficou mais suculento. A 11ª edição do campeonato contará com a participação de mais duas unidades: o IRI (Relações Internacionais) e o Fofito (Departamento de Fonoaudiologia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da FMUSP). Com 12 faculdades participantes, a competição será em Barra Bonita, de 8 a 12 de outubro.

Não é porque as novas faculdades participarão do XI BIFE, que necessariamente serão convidadas para a próxima edição. “A Comissão Organizadora (CO) decide quais faculdades participarão a partir da avaliação do perfil, do nível esportivo das atléticas e quais têm mais a agregar ao campeonato”, explica Luiz Felipe Amado da Cunha, aluno da FAU e secretário da CO.

As faculdades convidadas até o ano passado eram, costumeiramente, FFLCH, Física, Veterinária, Química, Psicologia e Geologia. A novidade deste ano, porém, é que essas convidadas e as fundadoras perderam seus títulos. “Todas foram igualadas e passamos a convidar, por meio de decisão da CO, duas faculdades, totalizando 12 participantes”, conta o estudante de jornalismo Felipe Maia, diretor geral de esportes da Ecatlética e da CO.

Segurança médica

O BIFE não conta com uma equipe médica própria em cada local de competição para socorrer eventuais acidentes. “Isso gera um custo proibitivo, tendo em vista que, em situações de lesões, a indicação mais recomendada é encaminhar quem se machucou a um hospital”, explica Felipe. Indagado sobre o que é feito no caso de um atleta sofrer uma lesão mais grave, responde: “Como a CO tem representantes seus localizados em cada jogo e o campeonato é realizado em cidades pequenas, fazemos o atendimento o mais rápido possível”.

Patrocínio

O dinheiro para realização do campeonato é proveniente dos cofres da CO, que possui um caixa de competições passadas e organiza duas festas ao longo do ano e três festas durante a viagem para a arrecadação de verba. O BIFE não recebe patrocínio em dinheiro. “Temos contratos de exclusividade com empresas que nos oferecem benefícios, como preços diferenciados”, esclarece Luiz Felipe.
O caminho do BIFE 2010