Órgãos da Reitoria ainda estão em locais provisórios

“Ainda não temos previsão de quando a mudança da Reitoria ocorrerá”, diz Adriana Cruz, assessora da Reitoria. A desocupação da “Antiga Reitoria”, onde agora está situado o gabinete do reitor, teve início em dezembro, quando João Grandino Rodas foi nomeado. Em comunicado de novembro de 2009, a Reitoria marcou a transferência do gabinete para o dia de sua posse, mas passado um ano, as obras continuam e as instituições transferidas estão situadas em locais provisórios.

Em reportagem trazida em maio deste ano pelo Jornal do Campus, além da reforma na entrada do prédio, o Museu de Ciências estava sendo transferido para os barracões atrás da FEA e a Agência USP de Inovação encaixotava os pertences para se mudar para o prédio esvaziado pelo HSBC na Praça dos Bancos. Atualmente, cinco meses depois de publicada a matéria, a situação não mudou muito. O Museu de Ciências realmente foi instalado nos barracões. O Coral da USP está situado no Anfiteatro Camargo Guarnieri e a Agência USP de Inovação continua no mesmo lugar. Além disso, todas as instituições citadas acima estão funcionando em locais provisórios.

O grande problema de toda essa mudança é o impacto na vida dos funcionários. A Reitoria tem cerca de mil funcionários e muitos deles só foram avisados que teriam que deixar o local uma semana antes. Beatriz Scigliano é aluna de Geografia e estagiária do Museu de Ciências. Segundo ela, os funcionários do Museu só foram avisados que deveriam deixar o prédio dois dias antes da mudança. Para Beatriz, a pior parte de ir para outro local de trabalho foi ter que fazer a mudança, carregar as coisas, além de não existirem janelas na nova sala. “Agora está bem mais longe da Reitoria, temos que ficar indo e voltando. E as pessoas não nos encontram”, se queixa.

Órgãos foram realocados e a Antiga Reitoria não foi ocupada (fotos: Pedro Lucas e Karin Salomão)
Órgãos foram realocados e a Antiga Reitoria não foi ocupada (fotos: Pedro Lucas e Karin Salomão)

Errata
Diferente do informado na edição impressa, não há um novo prédio da Edusp sendo construído nos barracões.