Quatro coelhinhos e um professor

Silvio, o coelho e a torre: Tour em Paris (foto: Arquivo pessoal)

Circulam rumores de que um professor da FAU coleciona bichos de pelúcia. Como todo boato, é impreciso, mas não deixa de ter um fundo de verdade, que foi esclarecido pelo próprio, o professor Silvio Soares Macedo. Ele até comentou, em seu laboratório Quapá, no subsolo da FAU: “Você deve ter ouvido falar dos meus coelhos de pelúcia”. E assim começou a contar a história dos seus bichinhos. São ao todo quatro, cada um com nome, personalidade, roupas e vozes diferentes, criadas por ele e por sua esposa, Josefina Capitânia.

Enquanto o “Hum Hum Rabbit” não fala nada e é mais modesto, os outros são metidos e gostam de coisas caras. Os coelhos acompanham os dois nas viagens e o álbum deles é de dar inveja, com fotos em Paris, Jordânia, Israel, Nova York, entre outros.

Mas se são quatro, por que falam em “coleção”? Talvez seja sobre a coleção de mais de 500 miniaturas de personagens da Disney. Esses ele não leva a nenhum lugar, mas compra em todas as viagens que faz: “Tem loja de brinquedo em todo lugar do mundo. Toda vez que surge uma chance de entrar em uma, vou entrando”.

Com conhecimento de causa, diz que as fabricadas na China são menos caprichadas e costumam pegar mais poeira. O arquiteto já comprou peças em um Mc Donald’s no México, loja de departamento em Paris, loja de souvenirs usados na Califórnia, em Belém do Pará, na Itália e por aí vai. Sua favorita, a Maga Patalógica, veio em um pacotinho de figurinhas comprado no Shopping Iguatemi. E ele nunca pechincha ou escolhe. Se ele não tem a miniatura, mesmo que não goste do personagem, ele compra.

A coleção começou há cerca de 20 anos, em uma viagem à Disney (em que trouxe 40 peças) mas a história é antiga. “Quando eu era pequeno, um programa chamado Disneylandia foi lançado no Brasil, e era patrocinado pela Coca-Cola, que fez uma promoção em que davam miniaturas Disney”, explica ele.

As animações sempre foram uma paixão na vida de Macedo, que chegou a fazer um curso por correspondência de desenho, mas parou porque os pais não podiam pagar. “Acho que eu era bobo. Não era muito batalhador, não tomava iniciativa”, explica. A arquitetura foi uma escolha meio involuntária, já que ele desenhava bem e uma amiga da família cismou que ele deveria fazer arquitetura. Após teste vocacional, começou o curso e gostou “mas ainda gostaria de ter trabalhado com animação”.

O hobby de juntar coisas parece ser inerente ao arquiteto. Ele também tem mais de 500 imãs de todos os lugares por onde viajou e cerca de 200 casas e torres pequenas. Isso sem contar os DVDs de todas as animações da Disney lançadas, os conjuntos de bonequinhos articulados e os álbuns de figurinhas que também já chegou a colecionar. O que o professor vai fazer com tudo isso no futuro? “Não sei. Vou dar para algum amigo talvez, mas vou ficar até quando eu puder”. Enquanto isso, “eu vou caçando por aí. No final das contas, a gente se diverte”. Desse rumor ninguém duvida.

Ficha:

Nome: Silvio Soares Macedo
Idade: 60
Continente que falta visitar: Oceania
Miniatura que mais gosta: Maga Patalógica
Possui mais de: 500 miniaturas de personagens Disney, 200 casinhas e torres, 500 imãs